x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.169

nf de prestaçao de serviços

eluana maria de souza

Eluana Maria de Souza

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 27 abril 2012 | 12:27

ola estou com muitas duvidas, em relaçao a uma empresa de engenharia civil:

é a primeira vez que estou trabalhado com esses tipo de empresa que é presumida. as duvidas sao as seguintes quem puder me ajudar:


1- como deve ser tirado as notas fiscais de prestaçao de serviços? eletronicas ou no bloco?
2-nas nf que estao comigo aqui esta destacado as aliquotas do irf 1,5% sobre o valor dos produtos, 11% de inss sobre o s produtos, 4,65% de pis, cofins e csll sobre os produtos e 2% de iss sobre os produtos, deduz todos esses impostos e tira o valor da nf, isso esta correto?
3-esses impostos que estao sendo deduzido na nf, tem que serem recolhidos mensalmente?
4-quais as declaraçoes que devem ser apresentadas?

enfim como é o processo da apuraçao dos impostos de uma engenharia civil?


obrigada


eluana

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 28 abril 2012 | 18:25

Olá Eluana, vamos lá;

1- como deve ser tirado as notas fiscais de prestaçao de serviços? eletronicas ou no bloco?


As notas fiscais eletrônicas normalmente são tiradas por "Sistema de faturamento" próprio ou pelo site da prefeitura, ms quanto emissão pela prefeitura ligue na mesma e confirme se tem a opção. Quanto as do bloco você desta manual, você deve os dados e suas respectivas retenções, mas cheque se ainda pode usar esse talão.

2-nas nf que estao comigo aqui esta destacado as aliquotas do irf 1,5% sobre o valor dos produtos, 11% de inss sobre o s produtos, 4,65% de pis, cofins e csll sobre os produtos e 2% de iss sobre os produtos, deduz todos esses impostos e tira o valor da nf, isso esta correto?

Sim, esta correto, vale informar que serão recuperaveis pelo emitente.


3-esses impostos que estao sendo deduzido na nf, tem que serem recolhidos mensalmente?

Esses impostos serão recolhidos pelo tomador dos serviços, o IR é mensal, a retenção 4,65% é no terceiro dia útil da semana subseqüente àquela em que tiver ocorrido o pagamento à pessoa jurídica prestadora do serviço e o INSS no dia 20 de cada mês, se for dia não útil deve ser antecipado para o dia anterior.

4-quais as declaraçoes que devem ser apresentadas?

DIRF, Dacon, DCTF, SPED, DIPJ, se esqueci de algum por favor complementem.



PARA ENTENDER MELHOR SOBRE RETENÇÕES, LEIA O ARTIGO - É BEM COMPLETO:

https://www.contabeis.com.br/artigos/738/servicos-prestados-pessoa-juridica-retencoes-de-impostos/



Fundamento Legal
Citado no ARTIGO.



Espero ter ajudado


Att.
Vanderlei

Vando Luiz dos Santos

Vando Luiz dos Santos

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 30 abril 2012 | 14:22

Olá

Boa tarde

Vale lembrar também que deve ser lançado o ISS no Gissonline!


Att

Vando Luiz
Contador


"A maior recompensa pelo nosso trabalho não é o que nos pagam por ele, mas aquilo em que ele nos transforma". (John Ruskin).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.