x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.573

Leasing Financeiro ou Leasing Operacional ?

Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 18:32

Prezados (srs)
Peço que me esclareçam uma duvida , tenho um cliente que esta prestes a fazer um contrato de Leasing , mas ele quer que eu lance
esses valores em Despesas com Leasing , falei pra ele que não poderia fazer isso mas ele insiste em dizer que existe esse tipo de
lçto., pesquizando aqui no forum descobri dois tipos de Leasing : O Leasing Financeiro e O Leasing Operacional sendo esse possivel
de se lançar nas despesas.
A pergunta que faço é como fazer p/se fazer um contrato de Leasing Operacional ??? será que eu posso ir até o bco e falar c/o gerente
que eu quero um contrato de Leasing Operacional ???
e como é que funciona esse Leasing Operacional ??? por exemplo no caso de um veiculo .
eu compro atravez do Leasing Operacional e dai ??? eu posso ativar esse veiculo ?? como exatamente funciona esse Leasing Operacional ??
minha duvida é essa Como Extamente Funciona O Leasing Operacional ????
muito grato a todos que puder me ajudar ,

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 08:33

A NBC TG 06, de forma semelhante ao Banco Central, também classifica o arrendamento mercantil como financeiro ou operacional.
Classifica-se como arrendamento financeiro aquele em que há transferência substancial dos riscos e benefícios inerentes à propriedade de um ativo. O título de propriedade pode ou não vir a ser transferido.
O arrendamento operacional, por sua vez, é um arrendamento mercantil diferente de um arrendamento mercantil financeiro, ou seja, não guarda a mesma correlação sobre a transferência de riscos e benefícios inerentes à sua propriedade.
Dê uma lida na A Resolução CFC nº 1.304/2010 que é aplicada aos exercícios encerrados desde dezembro de 2010.Por essa norma, a Essência precisa prevalecer sobre a forma na classificação e na contabilização das operações de arrendamento mercantil, como deve ocorrer, aliás, em todas as transações.

Considerando que a nova Lei Contábil (assim chamada a Lei nº 11.638/2007) incorporou ao ativo imobilizado os direitos que tenham por objeto bens destinados à manutenção das atividades da entidade, ou exercidos com essa finalidade, inclusive os decorrentes de operações que transfiram à entidade os benefícios, os riscos e o controle desses bens, o Imobilizado passou a abranger inclusive os bens que não são de propriedade da entidade, mas cujos controles, riscos e benefícios são por ela exercidos.

Sendo assim, para os contratos vigentes na data de transição e que apresentarem as características de arrendamento mercantil financeiro, em sua forma legal ou em sua essência econômica, considerados os fatos e as circunstâncias existentes nessa data, a entidade arrendatária, para fins de elaboração de suas demonstrações contábeis, deve:

a) registrar no ativo imobilizado, em conta específica, o bem arrendado pelo valor justo ou, se inferior, pelo valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil, na data inicial do contrato, ajustado pela depreciação acumulada calculada desde a data do contrato até a data da transição;

b) registrar, em conta específica, a obrigação por arrendamento mercantil financeiro pelo valor presente das contraprestações em aberto na data da transição; e

c) registrar a diferença apurada em (a) e (b) citada, líquida dos efeitos fiscais, nos termos do item 55 da Resolução CFC nº 1.152/2009, contra lucros ou prejuízos acumulados na data da transição.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Natalicio Oliveira

Natalicio Oliveira

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 09:06

ok Guto, alguma coisa entendi mas ainda tenho duvidas e muitas duvidas, a pergunta que faço é: o meu cliente esta comprando um bem em forma de Leasing ,e ele quer que eu lance esse Leasing como Leasing Operacional, posso simplesmente pegar esse contrato de Leasing e lançar como Leasing Operacional ???
ou seja lança-lo em despesas com leasing (uma vez que Leasing Operacional pode-se lançar no grupo de despesas Operacionais)
tem como eu identificar que esse contrato de Leasing e´operacional ou ele (cliente) fazendo isso no bco.exigir que esse contrato saia como Contrato de Leasing Operacional. resumindo como descubro que esse leasing é operacional ou eu simplesmente pego esse contrato e o transformo em Leasing Operacional (atraves dos lançtos.contabeis).

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 14:02

resumindo como descubro que esse leasing é operacional ou eu simplesmente pego esse contrato e o transformo em Leasing Operacional (atraves dos lançtos.contabeis).

Você não pode simplesmente lançar de forma que melhor que convém, entre em contato com a empresa de leasing e descubra que tipo de contrato é, ou se este não souber lhe informar, analise o contrato e verifique qual é o tipo de arrendamento, normalmente no contrato vem escrito.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 5 maio 2012 | 11:42

Olá amigos, só complementando o Guto;

Leasing Operacional = Arrendamento do bem sem o compromisso de compra. Neste caso, só pelo fato de registrar as contraprestações como "Despesa" automaticamente identifica que é operacional, mas se acha melhor colocar na nomeclatura da conta "Leasing Operacional" não vejo impedimento nenhum. Outro detalhe é que nessa modalidade o arrendatário tem a opção de Compra, renovar o arrendamento ou devolver o bem no final do contrato.

Leasing Financeiro = Neste caso já é feito a opção de compra do bem. Agora esta opção você estará adquirindo o bem e deve ser registrado no imobilizado em contrapardida no caixa/bco ou financiamento/leasing a pagar (passivo), caso seja financiamento as contraprestações pagas devem ser baixadas no passivo, vale informar que os encargos a incorrer devem ser evidenciados em suas demonstrações, particularmente recomendo no ativo, mas também pode ser escriturado no passivo.

Mas como o Guto disse, analise o contrato para fazer a escrituração correta, pois nós contabilistas devemos estar fundamentado em documentos, o cliente apenas pode ajudar com informações, mas numca ditar o que fazer sem termos nenhum documento em mãos.

espero ter ajudado.

Att.
Vanderlei

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade