x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 9.305

Estoque físico maior que o contábil

Luis Fernando Manhoso

Luis Fernando Manhoso

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 13:44

Prezados colegas, boa tarde.

Após a realização de inventário, a empresa constatou que o estoque físico é maior que o contábil.

Neste caso, como devemos proceder para adequar esta situação.

Att.

Luis Fernando Manhoso (Twitter @lflmanhoso)

Ciências Contábeis FEARP-USP

Consultoria e Planejamento Tributário
Evair Antonio de Souza

Evair Antonio de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 16:21

Olha Luis, concordo com o Rogerio!

Se todas as entradas e saídas são documentadas com notas fiscais, não há como o estoque contábil e físico estarem divergentes entre si.
A grande questão está na confirmação se todas as entradas e saídas foram contabilizadas corretamente. Uma análise nos razões das contas envolvidas e na movimentação dos estoques como documentação de suporte é imprescindível nesta situação.
Caso houve um erro de digitação, basta lançar o estorno da diferença com o lançamento inverso.

Att.,

Evair A. de Souza

A vida é um aprendizado constante.
Luis Fernando Manhoso

Luis Fernando Manhoso

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 15:56

Prezado Rogério, boa tarde.

Desculpe, mas tenho uma duvida acerca de sua orientação.

Se eu emitir notas fiscais de entradas, eu terei créditos de ICMS, e não ICMS a recolher, como descrito em sua orientação.

É isso mesmo, ou eu entendi errado?

Att.

Luis Fernando Manhoso (Twitter @lflmanhoso)

Ciências Contábeis FEARP-USP

Consultoria e Planejamento Tributário
Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 15 maio 2012 | 09:00

Luis,

O entendimento é este mesmo, a empresa vai pagar o imposto na entrada, aproveitar o credito e quando vender a mercadoria debita novamente o ICMS, acompanhado da denúncia espontânea é claro.

Para lhe ser sincero há muitos anos que fiz este processo,anteriormente acontecia isto demais(muita desorganização)e o processo era este.

Espero que algum outro colega também possa opinar sobre este assunto antes de voce tomar uma descisão.

Um abraço,


Rogerio de Souza Santos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.