x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.404

contabilização e plano de contas

Rita de Cássia Costa

Rita de Cássia Costa

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 14:03

Boa tarde a todos.Preciso solucionar um problema referente a uma empresa cujo objeto é a prestação de serviço técnico autorizado.
1)A maioria dos fornecedores (fábricas), encaminham peças,produtos como remessa para garantia. Em qual conta contabilizo esta NF neste caso?

2)Existe um fornecedor específico,que encaminha os pedidos como VENDA, e não como remessa.Tal fornecedor paga à minha empresa pela mão-de-obra prestada e a ressarce no valor das peças que foram efetivamente usadas para a garantia. Como fica a contabilização neste caso,levando-se em conta que minha empresa pode vir a utilizar tais peças não somente para garantia,mas também para venda?

*Se alguém tiver um plano de contas para empresa desse tipo,facilitaria,pois pesquisei bastante e não encontrei material adequado até o momento.

Jose Cisso

Jose Cisso

Ouro DIVISÃO 2, Account Manager
há 12 anos Sexta-Feira | 11 maio 2012 | 17:21

Ola Rita, No caso de remessa de garantia, vc abre uma conta no Estoques como Mercadorias de garantia e no caso de recebimentos de mercadorias como se fosse compra, como de fato é, então vai pro estoque normal. att

Os Homens perderm a saude para juntar dinheiro, e depois perdem dinheiro para recupera-la.(Dalai Lama)
Rita de Cássia Costa

Rita de Cássia Costa

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 12 anos Sábado | 12 maio 2012 | 18:39

José Cisso,

Obrigada por sua resposta. Eu pensei que seria algo do gênero. Imagino então, que quando a empresa for trocar as peças para efetuar a assistência, para que tais peças saiam do estoque, será emitida uma NF com cfop 5949. Então eu credito o estoque em garantia no ativo, e provavelmente terei que criar uma conta no passivo, já que não haverá pagto nem recebimento. Correto?E que conta seria?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.