x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 1.475

Michela P. Putini

Michela P. Putini

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 11:19

Bom dia Pessoal
Estou com uma duvida e gostaria de pedir a ajuda de vocês.
Meu marido tem um empresa ME, tínhamos contador, mas estava cobrando o olho da cara pelo serviços e sem fazer nada pois a empresa não tem movimentações. Faz 2 anos q estamos sem contador e sem fazer IRPJ, as notas qdo ele emite eu mesmo tiro, sei fazer toda essa parte só não tenho registro ainda, pois estou cursando Ciências Contábeis para poder ter o registro.
Fomos em outra contabilidade de um amigo e ele nos disse que não precisamos de um contador, que nos mesmos podemos fazer tudo isso a impressão das guias e tudo mais. Gostaria de saber se isso é mesmo valido, pois sei fazer como disse anteriormente.
Por favos me ajudem, preciso regularizar a empresa, se puder eu mesma fazer, vou começar agora mesmo.
No Aguardo
Michela Putini

Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 11:45

Boa dia Michelle,

O contador é um profissional indispensável para as empresas em geral. Mesmo você sabendo realizar os procedimentos, a empresa necessita de um profissional registrado no Conselho. A legislação obriga as empresas em geral a escrituração contábil (atividade privativa de contador/técnico contábil), o que só pode ser realizado por um contador registrado no orgão de classe. As legislações dos estados também em sua maioria obriga as empresas a terem um profissional contábil com registro no conselho de contabilidade e na secretaria da fazenda estadual.

Você pode negociar com outro escritório de contabilidade. Na tome apenas uma experiência ruim como certa, tente outra vez, as vezes em um outro escritório sua relação será melhor. Você sabendo realizar os procedimentos já é uma vantagem, você pode contratar o escritório apenas para as atividades privativas do contador o que terá um custo menor para sua empresa.

Abraços, espero ter lhe ajudado.

Tiago.

Valdemir João Albanes

Valdemir João Albanes

Ouro DIVISÃO 3, Administrador(a) Empresas
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 11:53

Bom dia!

Michela,o Thiago esta corretíssimo,
e mais, pelo que entendi está sendo emitido notas. Se sim, como está sendo feito a escrituração? já que não tem um contador.

Cianorte - PR - "Capital do Vestuário"
"O entendido sabe tudo, o sábio apenas o essencial"
Tiago  de Lannes

Tiago de Lannes

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 12:14

Michele,

Mas tem a escrituração contábil (obrigatória), esta somente o profissional registrado no conselho pode realizar.

A falta de entrega de declarações acarretam em multas, sua empresa só irá se endividar, contrate um profissional contábil para lhe auxiliar. O contador é mais do que uma obrigação legal é um assessor indispensável.

Att.

Tiago.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 14:29

Boa tarde a todos!

Concordo plenamente com os colegas, o que toda empresa tem que fazer é procurar um profissional capacitado e de confiança, trabalhos bons ou ruins ocorre em todas as áreas, não só na área contábil.

Outra coisa é adequar este custo de honorários contábeis na empresa, pois é indispensável ter este profissional responsável, sem ele a empresa poderá ter problemas futuros, como a entrega de Declarações em atrazo ou desencontro de informações, acarretando multa e juros, cair na malha fina do Governo, enfim, um custo que poderá ser maior do que ter um profissional habilitado cuidando deste serviço.

Michela, você tem uma vantagem que pode negociar com um contador e continuar fazendo a escrituração, diminuindo assim o custo da sua empresa, ficando para o contador responsável realizar a conferência, orientação técnica e suporte fiscal e contábil.

Ai sim sua empresa estará mais segura.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.