x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.041

Juros pagos por Cooperativa de Crédito-Sicoob

Elton

Elton

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Quarta-Feira | 23 maio 2012 | 10:38

Srs bom dia...

Minha empresa, para abrir conta em um banco cooperativo(Sicoob) necessitou comprar quotas de capital e tornar-se associada, que foi contabilizado na conta:
INVESTIMENTOS
-Participações societárias
--Nome do banco.

à Bancos c/movimento.
--Nome do banco.

Em 03/2012, o banco fez a distribuição de lucros, aumentando o valor da minha participação, que era de 1000,00 foi para 1100,00.

Como deve ser contabilizado o aumento, (100,00)?
Sendo minha empresa indústria, e se receitas, são operacionais ou não?
São tributadas pis/cofins/ir/csll, no lucro presumido ou real?

Obrigado pela atenção...

Elton

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 31 maio 2012 | 15:44

Boa tarde Elton.
essa distribuição de sobras efetuada por cooperativa de crédito, tem a mesma característica de pagamento de dividendos, ou distribuição de lucros entretanto, pela particularidade que envolve a cooperativa, usa se o nome "sobras" veja lei 5764/76

O registro pode ser feito em outras receitas e deve ser oferecida para base de calculo do pis cofins normalmente, tento no lucro presumido como lucro real.

No tocante a característica da receita, obviamente não se trata de receitas operacionais, por isso a sugestão de registrar em "outras receitas"

Saudações Contábilistas
http://aescontabilidade.com.br/
e mail: [email protected]

Da justiça de cada um, nasce a Paz - João Paulo II

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.