x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.877

Marcus Vinícius Moraes Davanço

Marcus Vinícius Moraes Davanço

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 24 maio 2012 | 15:54

Caros colegas, boa tarde!

Estive observando outros tópicos, mas infelizmente não encontrei nenhuma solução para um caso com o qual me deparei recentemente... Trata-se de uma importação onde foi emitida uma nota fiscal (logo a mercadoria deve entrar no estoque, gerar PIS, COFINS, ICMS. ..) antes mesmo da mercadoria ter sido desembaraçada. Assim sendo, alguém saberia me dizer como ficaria a contabilização nesta situação? Devo contabilizar os custos de importação? Desde já agradeço por sua colaboração.

Att.
Marcus Davanço

Willian Sanches

Willian Sanches

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 6 junho 2012 | 13:13

Bom dia Marcus Vinícius.

A Primeira Nota fiscal é o espelho da Declaração de Importação, sendo que o valor do produto é formado pelo valor da invoce, somado com I.I, IPI (se houver), Sicomex, e outros. Logo vêm os valores dos outros impostos e taxas (ICMS, PIS, COFINS e CAPATAZIA) compondo o valor total da NF.

Os impostos que são recuperáveis não entram no custo da importação conforme e NBC TG 1000 seção 13 e CPC 16 item 11.

Contabilização:

01 – Pagamento dos Impostos, taxas e outros.

D – IPI a recuperar.
D – ICMS a recuperar.
D – PIS a recuperar.
D – COFINS a recuperar.
D – Importação em Andamento
C – Banco.

02 – Invoice.

D – Importação em Andamento.
C – Fornecedores de Importação ou Banco

OS: Utilizando o câmbio do dia.

03 – Entradas no Estoque

D – Estoque.
C – Importação em Andamento

Sem mais.

Willian Sanches S. Barroso
DAIANA DA SILVA

Daiana da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Encarregado(a)
há 11 anos Terça-Feira | 30 outubro 2012 | 17:46

Colegas, eu tenho uma empresa de Lucro presumido construtora que quer trocar sua atividade para comercio de vestuário e quer importar, da Alteração contratual tudo certo, mas preciso de ajuda referente a Importação:

Vou precisar de registro no radar?
Quais impostos que deverei pagar na importação?
Quando se paga na importação preciso pagar novamente na saída?
Como lucro presumido quais as obrigações que a empresa terá?
Nota fiscal Eletrônica Também?



Renato Jr. Oliveira

Renato Jr. Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 6 abril 2013 | 19:00

Boa noite, colegas do fórum!

Tenho uma duvida em relação a processo de importação. "Quando o valor da invoice tiver um valor total a pagar de UU$ 100.000,00 e o valor do cambio que foi pago foi de UU$ 90.000,00. isso devido a parte dos produtos (UU$ 10.00,00) terem vindo gratuitamente. Desta forma a variação cambial sera muito alta, pois pagou um valor bem menor em relação a invoice. Não sei se é correto lançar essa variação muito alta? ou eu tenho que fazer um lançamento a parte, desses produtos que não foram incluidos na quitação do cambio? Não sei o lançamento a proceder.
Por favor me informem o que fazer.

LEOCILDO ALMEIDA DOS SANTOS

Leocildo Almeida dos Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 23 abril 2013 | 00:34

Boa Noite, Alguém pode me ajudar?

No ato do registro da importação na contabilidade, pelo qual foi debitado importações em andamento e creditado fornecedor exterior até a emissão da nota fiscal, minha pegunta é: Sofrerá variação cambial na conta de importações em andamento nesse intervalo de tempo, do registro da importação até a chegada do material através da nota fiscal?

Leocildo dos Santos
Analista Contábil
(092) 9270-8805
(092) 8171-5630

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.