Rosiane M. da Silva
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)respostas 4
acessos 2.605
Rosiane M. da Silva
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)Supervisão Contabil
Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)Sim, aqui no escritorio as empresas que eu faço a maioria já está enquadrada.
Ricardo C. Gimenez
Moderador , Assessor(a) Contabilidade Boa noite, Rosiane M. da Silva
Rosiane M. da Silva
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) Prezado Ricardo e Guto obrigada pelas resposta.
Ricardo realmente tenho conhecimento da resolucao 1255/2009, porém na minha empresa somente adequamos a estrutura do balanços e as demonstrações exigidas, no entanto no que se refere a imobilizado, estoque, ativos financeiros etc, nada fizemos ainda de alterações, e pelas consultas a vários contadores de MG, aparentemente quase ninguem adequou-se por aqui. No meu caso quero me adequar, mas gostaria de saber como outras pessoas tem se adequado, quais taxas tem sido mais utilizadas no caso dos ativos financeiros, como tem sido feito o teste de imparment, etc. Ou seja, estou meio perdida e gostaria de ver o que a maioria dos contadores tem feito. Obrigada!
Marcos A. Canavezzi
Articulista , Contador(a) Rosiane,
Se ajudar, é fato que tenho encontrado do seguinte:
- A adaptação do plano de contas a maioria fez;
- O reconhecimento de despesas e receitas, todos ainda utilizam o critério fiscal (emitiu a nota, lança-se o fato);
- Testes de impairment: a maioria das empresas não faz e não tem interesse em fazer. Nem mesmo grandes emrpresas estão fazendo;
- Ajustes a valor presente de contas a pagar e a receber, não se tem noticia de que está fazendo.
O problema é o custo de algumas rotinas. As empresas estão optando pelo mais fácil e barato e relutam serguir algums CPC's se isso significar despesa ou mais burocracia.
Só para ilustrar, numa companhia um auditor determinou que se fizesse o teste de impairment em itens do imobilizado, resultado: Um laudo que disse que o valor contábil estava certo. Agora a empresa quer ser reembolsada pelos gastos com o teste de impairment. Quem vai pagar? Não fiquei para ver.
O ideal é gastar energia e tempo com empresas razoavelmente organizadas e que dão valor a contabilidade até por que, o CRC SP já está fiscalizando as empresas de contabiblidade para ver o cumprimento das normas.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.