x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.271

seguro de caminhão por km rodado

valeria barros

Valeria Barros

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 08:13

Bom dia
Se alguem puder me ajudar, serei grata, pois estou com um problema de lançamento contabil, para contrato de seguro de um caminhão por km rodado. A a apolice tem validade de 12 meses, com rastreamento, que gera uma planilha, que por sua vez gera o valor a ser pago no mes seguinte, durante a vigencia do contrato (12 meses), logo não tenho como fazer o recconhecimento contábil: D- Seguros a aproriar(AC) / C-Seguros a pagar(PC), se não souber qual o valor da apolice. A proposito, não devo esquecer de mencionar, que caso o veiculo não saia da garagem, deve ser pago um valor mínimo estipulado, por exemplo de R$249,50. Penso que devo multiplicar esse valor por 12, e reconhecer contabil mente, estou certa, ou errada? mas e depois? teve meses de a fatura chegar a R$977,00, como contabilizaria essa diferença? me ajudem por favor.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 09:08

Prezada Valeria,

Essa é uma situação que nunca ocorreu comigo, contudo, eu pelo menos faria da seguinte forma: reconheceria os seguros pelo valor mínimo a pagar mensalmente e com as possíveis diferenças a maior registraria de acordo com o conhecimento dos devidos valores a pagar (recebimento da fatura, por exemplo) e apropriando nos pagamentos.

At.
Marcos Vinicius

valeria barros

Valeria Barros

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 08:21

Valeu pela resposta,
desculpe o atraso agradecimento, mas fiquei um pouco atrapalhada por aqui.
e hoje estou com uma nova duvida: somos optantes pelo simples nacional, tenho que remeter uma mercadoria que veio com defeito para Canoas/RS, e um amigo contabil, esta me exigindo que a nfe de remessa para troca seja emitida sem destacar o ipi, que some no valor total da nota, e que seja apenas explicado de que se trata o valor acrescido no campo informações. a meu ver está até correto, se o meu emissor aceitasse essa operação, de acrescentar um valor no total sem especificar do que se trata o acrescimo. Mas quando seleciono especie: devolução para troca, o meu sistema me possibilita informar o ipi, mesmo eu sendo do simples, aí o governo autoriza, mas ele insiste em me dizer que não posso destacar o ipi. e agora, como faço isso. ele está certo e eu errada? como emito essa nfe então?
ex: minha compra:
1 balança 202,97 + ipi 5% 10,15= vr. total da nota 213,12

minha devolução:
1 balança 202,97 + ipi 5% 10,15= vr. total da nota 213,12

ele quer que eu devolva:
1 balança 202,97= vr. total da nota 213,12
complementares:1 balança 202,97 + ipi 5% 10,15 = vr. total da nota 213,12
mas a receita não autoriza. diz que o vr. total da nfe diverge do total do produto. e aí meus amigos?

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 08:33

Valeria Barros:

Conforme o nome deste tópico indica, ele foi criado por você para tratar de assuntos pertinentes à contabilização de seguros proporcionais à quilometragem rodada, até mesmo porque esta sala é direcionada à "Contabilidade em Geral".

Para esclarecer dúvidas fundamentadas na emissão de NF-e a sala adequada é a de "Legislações Estaduais e Municipais"

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.