x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.156

Contabilização do Estoque da Subst. Tributaria

CASSIO GLEINER

Cassio Gleiner

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 29 maio 2012 | 10:37

Bom dia Caros colegas, estou com a seguinte duvida: Minha empresa apurou em 31/03/2012 o estoque de mercadorias que era tributados e passou a ser substituição tributaria conf. o decreto 7.528/2011 de Goiás. Pois bem, levantando o estoque no valor de R$ 100.000,00 e depois de feitos os calculos o icms subst. tributária a ser pago é de R$ 4.590,00 que se dividido em 10 parcelas fixas de R$ 459,00. Gostaria de saber dos senhores, como vou proceder a contabilização desse estoque (fazer a transferencia do tributado para o estoque de substituição tributaria) e desse icms? Grato pela atenção.


" Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."
- Benjamin Franklin -
Leandro Azevedo Silva

Leandro Azevedo Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 23 agosto 2012 | 16:31

Ola Cassio, sobre a contabilização do ICMS voce pode da uma olhada no seguinte topico: https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/72087/icms-sobre-estoque/

no caso do estoque, acredito que voce use contas especificas para mercadorias tributadas e substituição, entao ficaria assim no meu entendimento:

voce faz o levantamento do estoque total de 01 de janeiro ate 31 de março, do valor encontrado voce subtrai o valor das mercadorias que sofreram alteração para substituição e contabiliza da seguinte forma:

D - Estoq Merc Subst Tributaria--- 100.000,00
C - Estoq Merc Trib. ------------- 100.000,00

espero ter conseguido te ajudar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.