x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 17.186

Balanço de abertura

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 15:50

Boa tarde, queria saber como faço para zerar a conta de balanço de abertura que esta aparecendo no meu BP, se puder me da um exemplo.
troquei o plano de conta da minha empresa, entao tive que fazer manualmente as tranferencias das contas de lucro caixa e capital social,
D- caixa
C- balanço de abertura

D-balanço de abertura
C- capital social

D-balanço de abertura
C- lucro acumulado
fiz o encerramento do balanço, ai ficou um valor na conta de balanço de abertura no passivo que identifiquei no razão como diferença de entrada e saida da mesma conta.
Obrigado.

RAFAEL CARVALHO

Rafael Carvalho

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 18:23

O correto a ser feito no balanço de abertura é:

D - Caixa
C - Capital Social

Não existe zerar conta do balanço de abertura.

Pelo que eu percebi o erro está nesse lançamento.
D-balanço de abertura
C- lucro acumulado


Onde foi debitado novamente na conta balanço de abertura.

Espero ter ajudado.

Rafael Carvalho - Contador

Avancce Consultoria Contábil e Escritório Virtual Ltda
Administração de Ativos Financeiros e Imóveis
E-mail: [email protected]
https://www.instagram.com/avancce.cont/?hl=pt-br

Salvador-Bahia-Brasil
Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 5 junho 2012 | 19:11

obrigado, só pra esclarecer minha duvida, o lançamento que voce sitou já foi feito na integralização do capital na abertura da empresa a muito tempo, só quero saber qual a conta que uso como transitória e qual a natureza dela, para que eu possa transferir as contas sitadas a cima,
Obrigado Rafael.

Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 1 janeiro 2013 | 14:10

Rafael Carvalho, muito se fala no termo zerar o Balanço de Abertura, então, não precisa zerar?, eu entendo que não pq vou dar continuação nos saldos. Me tira essa dúvida?

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 1 janeiro 2013 | 19:23

Boa tarde a todos,


A conta "Balanço de Abertura", após a conclusão dos lançamentos para início de escrituração, automaticamente ficara com saldo R$ 0,00, visto que a mesma é uma conta "transitória", a qual recebera lançamentos a débito em contra partida das contas que terão saldo "credor" e lançamentos a crédito em contra partida das contas que terão saldo "devedor".

Exemplo:


Débito : Caixa
Crédito : Balanço de Abertura

R$ 100,00

Débito : Bancos
Crédito : Balanço de Abertura

R$ 500,00

Débito : Balanço de Abertura
Crédito : Capital Social

R$ 200,00

Débito : Balanço de Abertura
Crédito : Reservas de Lucros

R$ 400,00

Note que neste singelo exemplo, a conta "Balanço de Abertura" recebeu R$ 600,00 de lançamentos a débito e R$ 600,00 de lançamentos a crédito, ficando com saldo ao final de R$ 0,00, após elaboração dos lançamentos para abertura do Balanço.


Aqui mesmo no Fórum, tem um farto material sobre o tema, Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=balan%E7o+de+abertura+site%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforum&sa=Buscar&bpq=1" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">clique aqui

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
CRISTIANE BARRETO

Cristiane Barreto

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 09:59

Bom dia!!

Faço o lançamento de empréstimo e juros da seguinte forma:

Entrada do Empréstimo

D: Banco
C: Empréstimo
R$ 4.129,38

Provisão dos Juros

D: Juros a Transcorrer
C: Empréstimo
R$ 1.068,11

A minha dúvida é como eu faço esse lançamento no balanço de abertura?
Pensei em fazer da seguinte forma:

D: Balanço de Abertura
C: Empréstimo
R$ 4.129,38

D: Juros a Transcorrer
C: Balanço de Abertura
R$ 1.068,11

Sendo que se eu fizer esse lançamento acima, o valor dos juros não somaria com o valor do empréstimo e consequentemente não conseguirei fazer os lançamentos abaixo. Que seria para dar baixa no valor total do empréstimo (empréstimo e juros) e na apropriação dos juros.

Pagamento da parcela

D: Empréstimo
C: Banco
R$ 578,61 (valor ref. Empréstimo + juros parcelados em 9x)

Apropriação dos Juros

D: Despesas de Juros s/empréstimo (CR)
C: Juros a Transcorrer
R$ 119,79 (valor ref. Juros parcelados em 9x)

Aguardo a resposta dos colegas.
Abraços !!

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 20:49

Boa noite Cristiane,


Conforme exemplificado acima, a conta "Balanço de Abertura" deve zerar ao final dos lançamentos, assim sendo, teríamos os seguintes lançamentos para seu exemplo:

Débito : Bancos Conta Movimento (AC)
Crédito : Balanço de Abertura

4.129,38

Débito : Balanço de Abertura
Crédito : Empréstimos (PC)

4.129,38

Débito : Juros a Apropriar (AC)
Crédito : Balanço de Abertura

1.068,11

Débito : Balanço de Abertura
Crédito : Empréstimos (PC)

1.068,11

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 09:30

Mário Gilberto Barros de Melo
Eu gostei da sua explicação eu estava precisando mesmo. rs
Obrigado pela sua gentileza em nos ensinar.
Vc sabe de algum site que possui todos os lançamentos contábeis e de preferencia no site do crc ou cosif? se tiver me passa o link, por favor.
Ocorre que estou procurando lançamentos de das e não achei nestes sites. Já sei como proceder neste lançamento mas preciso de um site específico que ensina lançamentos.
Se vc recorre a outro site de sua confiança, por favor, gostaria de saber.

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 11 anos Terça-Feira | 5 fevereiro 2013 | 09:40

Bom dia Sandra,


Primeiramente, quero dizer que sempre é um prazer poder ajudar.

Quanto aos lançamentos, aqui mesmo no Fórum, tem um farto material sobre o tema, pode fazer uma pesquisa, e os que mais te interessar, inclua nos seus "Favoritos".


Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=balan%E7o+de+abertura+site%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforum&sa=Buscar&bpq=1" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Balanço de Abertura

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
REJANE ROSA DALTRO

Rejane Rosa Daltro

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 12:09

Bom dia como faço para cadastrar no meu plano de conta, a conta Balanço de abertura eu não entendi isso ainda, eu devo fazer assim os lançamento exemplo abaixo.
Se vcs poderem mim ajudar especificar para mim onde fica no plano de conta a conta balanço de abertura, pq alguns fala que é dentro do PL ou na conta de resultado só que eu não entendi se é dentro e capital ou lucros ou prejuízos e se na conta e resultado receita ou despesa.
Desde já agradeço.

D- caixa
c- balanço de abertura
h- histórico (balanço de abertura)

D- capital a integralizar
c- balanço de abertura
h- histórico (balanço de abertura)

se poder mim ajudar eu agradeço eu li acima mas não consegui tirar a minha duvida.

Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 15:03

Rejane Rosa Daltro
Tudo na Paz do Senhor Deus?!,
Eu cadastrei o meu na Conta Transitória depois de Resultado do Período

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Sandra de Lacerda Rodrigues

Sandra de Lacerda Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 13 novembro 2013 | 18:31

Rejane Rosa Daltro
No final do Plano de Contas -Eu cadastrei o meu na Conta Transitória depois de Resultado do Período, no Final do Plano de Contas. Vc tem Programa Contábil?
D - (-) CAPITAL A INTEGRALIZAR
C - CAPITAL SUBSCRITO

Na integralização (a conta do débito vai variar de acordo com o tipo de integralização) você deve fazer o seguinte:

D - CAIXA
C - (-) CAPITAL A INTEGRALIZAR

CORDIALMENTE, SANDRA DE LACERDA RODRIGUES
Contadora, Bacharel em Ciências Contábeis,  Pós-Graduanda em Contabilidade, Perícia, Auditoria e Gestão Estratégica Tributária.  Curso de Atualização em Administração Estratégica de Vendas. Com competência em aplicar estrategicamente os indicadores de vendas com base nos KPIs, observados por softwares de gestão.
Lopes

Lopes

Ouro DIVISÃO 1
há 10 anos Quinta-Feira | 14 novembro 2013 | 08:25

Bom dia a todos.,

Concordo com o fato das contas "Balanço de abertura" serem zeradas, no entanto, outra conta a de "Resultado do balanço de abertura" que normalmente fica no PL, não terá seu saldo zerado para os anos seguintes:

----------------------------------------------------------------------


É possível criar uma conta com o nome de "Resultado do Balanço de Abertura" lá no grupo de contas transitórias, onde ficam "Resultado da Conta Mercadorias", "Resultado do Exercício", etc.

Criada a conta, faça isto:

1) Pelas Contas Ativas:
D - Caixa
D - Bancos Conta Movimento
D - Cheques a Depositar
D - Cheques em Cobrança
D - Estoques
D - Ativo Imobilizado
D - Etc. e tal (todas as demais contas ativas)
C - Resultado Balanço de Abertura

2) Pelas Contas Passivas:
D - Resultado do Balanço de Abertura
C - Fornecedores
C - Salários a Pagar
C - Pró Labore a Pagar
C - INSS a pagar
C - FGTS a Pagar
C - Capital social
C - Etc. e tal (todas as demais contas passivas)

Após os lançamentos, faça as contas e também crie uma conta no Patrimônio Líquido, também com o nome de "Resultado do Balanço de Abertura" e:

Se o Ativo for maior que o Passivo (conta transitória com saldo credor: empresa com lucro):
D - Resultado do Balanço de Abertura (Transitórias)
C - Resultado do Balanço de Abertura (PL)

Se o Ativo for menor que o passivo (conta transitória com saldo devedor: empresa com prejuízo):
D - Resultado do Balanço de Abertura (PL)
C - Resultado do Balanço de Abertura (Transitórias)

Ricardo C. Gimenez
Postada Terça-Feira, 29 de abril de 2008 às 14:41:04

Fonte:
https://www.contabeis.com.br/forum/topicos/16373/balanco-de-abertura/


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.