x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 3.566

Plano de Contas Duplicatas

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 15:49

Olá, me tirem uma dúvida por favor.

No plano de Contas o correto é ter uma conta pra cada fornecedor, ou pode colocar todas em apenas uma: Duplicatas a Pagar.

Qual seria o mais correto e fácil de trabalhar? Trabalho com Contimatic se alguem tiver dicas.

Vlw

Bruno dos Santos
Contabilista
Alexandre Américo da Silva

Alexandre Américo da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 15:56

Bruno, vai depender muito do nivel de detalhamento e movimentação da sua empresa. Não existe uma maneira correta. O que existe são a necessidade e a credibilidade da informação. Se você possui um bom sistema de administração financeira e utiliza os controles corretamente, não tem necessidade de você criar uma conta contábil para cada fornecedor. Agora, se não existe esse controle financeiro eficiente, deve-se criar contas contábil para cada fornecedor.

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 16:02

Ah sim muito Obrigado, é que o que acontece, trabalho em um escritorio de contabilidade, e Fui fazer o BP de uma empresa do ano de 2012...

ao analisar as contas me deparei com Varios boletos pagos que não sei se foram lançados no ano anterior como Contas a Pagar, e como só tinha uma conta com historico padrão, fica dificil saber quais contas devem ser dadas baixas no passivo e quais nem foram colocadas.

Bruno dos Santos
Contabilista
JAIRO P. JR.

Jairo P. Jr.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 16:26

Boa Tarde Bruno,

No caso para utilizar apenas uma conta para todos os fornecedores, lhe trará maior trabalho na conciliação, se o volume de lançamentos for muito grande. Nesse caso, o ideal, conforme dito pelo nosso colega Alexandre, é utilizar uma conta para cada fornecedor. Ou para não estender o seu plano, você pode criar um plano de contas "auxiliar", à conta fornecedores do plano de contas principal, e lá cadastrar e discriminar a movimentação de cada um. Flw.

Bruno dos Santos

Bruno dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 11 junho 2012 | 16:37

Ou para não estender o seu plano, você pode criar um plano de contas "auxiliar", à conta fornecedores do plano de contas principal, e lá cadastrar e discriminar a movimentação de cada um. Flw.


Infelizmente não sei fazer isso, sou novo na Área e na empresa o único que sabe fazer contabilidade. Ai as vezes me falta experiencia.

Vejo que o softare tem varias facilidades como: Conciliação Bancária, Saldos anteriores, Lançamentos Mensais contantes... Mas como não sei usar praticamente faço tudo "MANUAL" (no programa), conta por conta, extrato por extrato, etc.

Bruno dos Santos
Contabilista
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 09:02

Olá Bom dia!

Bruno, o Contimatic já possui um Plano de Contas que permite abertudas de "subcontas" de cada fornecedor específico dentro da conta Fornecedores.

Você não vai precisar de controle auxiliar, você já tem a ferramenta para controlar estas contas.

Já no lançamento da nota fiscal na Escrita, o sistema já abre conta do fornecedor específico e você concilia as contas com facilidade.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.