x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.692

Erro Migração de dados contábeis

LUCIA HELENA TEIXEIRA

Lucia Helena Teixeira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 12:15

Boa tarde!
Gostaria por gentileza de orientação com relação a dados migrados com erros de um sistema para outro. Todos os saldos estão errados. Fui contratada para proceder a conciliação, mas vejo uma grande dificuldade de como conduzir os trabalhos. Os resultados não são seguros. Preciso de uma orientação de como ajustar estes saldos e como começar este procedimento. Fui convidad a assumir a contabilidade, mas temo em assumir pelo fatos de a contabilidade estar toda confusa, com saldos devedores, e valores elevados.
Aguardo uma resposta.
Lúcia.


GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 14:10

Olá Lúcia!

Esta questão de migração de dados com erros é uma questão de TI, de sistema, geração de arquivos, enfim, não tem nada a ver com o contador, procure o superte técnico do sistema e reporte o problema para que possam solucioná-lo e a migração ir corretamente transportando os saldos corretos do balanço.

Ao assumir a contabilidade de uma empresa, o contador deve conferir os saldos do ativo e passivo do último balanço fechado ou da última conciliação feita, onde o último contador deve deixar uma relação da composição destes saldos, exemplo:
1. Conta PIS à Recolher
Fato Gerador 04/2012..... 5.000,00
Fato Gerador 05/2012..... 5.000,00
Saldo.......... 10.000,00

2. Fornecedor Fulano de Tal
Nota fiscal nº 512....... 12.000,00
Nota Fiscal nº 513....... 3.000,00
Nota Fiscal nº 541....... 2.500,00
Saldo......... 17.500,00

Se não houver esta relação da composição dos saldos é porque não foi feito a conciliação corretamente, sendo necessário retornar aos meses anteriores e fazer a conciliação das contas até corrigir os saldos.

Pela forma que você está relatando, se já detectou saldos irregulares, com certeza o trabalho não foi feito corretamente anteriormente.

Será preciso conciliar as contas dos períodos anteriores antes de dar sequencia aos trabalhos, isso sem o erro de transporte de saldos que deve ser sanado pelos técnicos de informatica.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
LUCIA HELENA TEIXEIRA

Lucia Helena Teixeira

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 14:47

Boa tarde Gilberto!

Estou muto agradecida pela sua atenção.
Gostaria de saber ainda, qual argumento devo usar para me resguardar desta responsabilidade, considerando que tudo ocorreu em 2009 e até a presente data a irregularidade persiste.
A administração está muito exigente quanto à resolução do problema, o tempo passa e todos que por lá passam, nada resolvem. Sou de atitude e tenho coragem para enfrentar este desafio, mas preciso de segurança e não posso deixar a desejar o meu diploma, vc entendi?

Me dê algum conselho por favor, pois não por onde começar...
Obrigado
Lúcia

Dêmio Lauriano Santos

Dêmio Lauriano Santos

Iniciante DIVISÃO 5, Tecnólogo
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 15:01

Lucia, sou analista de sistemas e venho aqui apenas para ver como anda o mercado.
Trabalho com sistema contábil e sou responsável por migrações/implantações.
Vou tentar te ajudar.
A conversão do banco de dados ocorreu em 2009?
Você ainda tem os dados do sistema antigo?

Pode tentar uma nova migração, ou fazer manual, isso vai depender da quantidade de informação.
Ao trocar de sistema um contrato é firmado, neste contrato deveria ter algo a respeito a conversão do banco, e da integridade dos dados.

Realmente muitos sistemas não são "compatíveis" e quando fazemos essas conversões todos os dados devem ser conferidos. E essa conferencia é responsabilidade do cliente.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 15:21

Olá Lúcia!

Existem várias situações, dependendo da forma que você foi contratada e quais serviços você vai fazer e ser responsável.

Se for como autônomo, e você vai assinar os balanços, deve cobrar para fazer uma auditoria, relatar os fatos, a forma que você tem que fazer, corrigindo os erros e refazer o que está errado e com isso calculando seus honorários contábeis.

Se for como empregada e for assinar o balanço, tem que relatar os fatos e refazer da forma correta, pois a responsabilidade vai ser sua.

Agora se for prestar serviços para outro contador assinar, você vai relatar os fatos da mesma forma, o que deve ser feito e ver qual a forma que ele quer que você faça.

Digo isso porque se tem outro contador ele deve estar ciente da situação e vai decidir como quer que seja feito.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.