x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.561

Contabililização de impostos retidos

SILENE FRAY

Silene Fray

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 14:50

Por favor, estou com uma duvida, sobre como contabilizar os impostos retidos, pis, cofins, csll e ir, sobre nota fiscal de serviço (contabilização pelo prestador de serviço).Quando eu lanço em impostos a compensar e quando eu lanço e conta redutoda de receita?

Willian Sanches

Willian Sanches

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 15:14

Quando há retenção de imposto na fonte sobre nota de serviço, na verdade você está recolhendo o imposto que ele iria pagar por consequência você paga menos pelo serviço tomado. Quando os impostos são redutores da receita, também chamados de impostos diretos, são aqueles que a fato gerador é a venda e/ou prestação de serviço.




Pis/Cofins/CSLL - Lei 10.833/03
IRRF - Decreto 3000/1999.

Willian Sanches S. Barroso
Willian Sanches

Willian Sanches

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 16:35

Como ele recolhe para ti, você tem impostos a compensar, pois quando fechar apuração dos impostos já houve recolhimento anterior dessa apuração, ou seja, retido na fonte.

D - Impostos a Compensar
D - Cliente ou Disponível
C - Receita ou Serviços Prestados

Willian Sanches S. Barroso
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 16:47

Olá Silene!

Você irá lançar as retenções em contas do Ativo Circulante de Impostos à Compensar e no final do mês fazer o lançamento contra as contas à Recolher para apurar o saldo à recolher ou compensar.

Pesquise no Fórum, que você vai encontrar exemplos de lançamentos e mais detalhes deste assunto.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.