x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.000

Contabilidade de Associações

Tobias Watzko Batistuti

Tobias Watzko Batistuti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 16:47

Boa Tarde, estou fazendo a contabilidade de uma associação de artesões. Como funciona: os associados compram materia prima no nome da associação e depois vendem tambem pela associação. Como faço a contabilidade, pois acho que a receita das vendas deveriam ser distribuidas para os associados. Estou certo, como faço, algem pode me ajudar?

"Carpe Diem" - Façam valer a pena!
ANTONIO MARCOS DOS SANTOS ALVES

Antonio Marcos dos Santos Alves

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 17:47

Olá Tobias!
Por ser uma associação ha meu ver, não pode haver distribuição de lucro. Pois ela é sem fins lucrativo e sendo assim, o lucro teria que ser aplicado diretamente na entidade. Distribuição de lucros só existe nas cooperativos, por isso, eu recomendaria que ao invés de associação, cria-se uma cooperativa.

Antonio Marcos
Contador
Tobias Watzko Batistuti

Tobias Watzko Batistuti

Bronze DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 17:52

Ve se eu estou correto, os associados compram materia prima no nome da associação, a associação tem somente uma funcionária, só que todas as vendas são no nome da associação, ou seja, a associação tem muita receita, mas não tem custos. E essse caixa não pode ficar na empresa, pois no realidade esse caixa pertence aos associados.

"Carpe Diem" - Façam valer a pena!
ANTONIO MARCOS DOS SANTOS ALVES

Antonio Marcos dos Santos Alves

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 13 junho 2012 | 21:04

Ver conceito de associativismo. Tudo que é comprado pela associação pertence a associação e não aos associados.
Isso pode dar problemas com o Ministério Público e com a Receita Federal.
Teve um caso parecido aqui na minha cidade, uma associação de artesão, foi multado pela Receita Federal. Conforme link abaixo, você vai entender o que eu estou tentando dizer.
Diferença de Associação X Cooperativa

Antonio Marcos
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.