x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.478

Industria - Varejista?

paulo silva

Paulo Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 16:42

Caros colegas, por favor me tirem uma duvida:

Uma industria de confecção pode vender a varejo, sem ter um cnae especifico?? e como ficaria o CFOP dessa venda seria CFOP de produção ou de venda?? e o recolhimento do imposto caso ela fosse optante do simples recolheria no anexo I (comercio) ou anexo II (industria)??

um exeplo: eu fabrico uma peça e vendo a consumidor final, isso seria comercio por a industria ta vendendo a varejo, ou seria, industria por realmente ter sido industrializada, e como ficaria o CFOP??

Francis de Souza Matos

Francis de Souza Matos

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 14 junho 2012 | 17:26

Boa tarde!

Paulo Silva, sua pergunta é bem específica, mas tentarei lhe ajudar com mais alguns questionamentos e decisões que tomei em uma das indústrias em que atuei.
Verificar o objetivo social do contrato, pois o CNAE informa somente o primário e o secundário (Atividades), mas é no contrato social em que podemos avaliar se a empresa pode ou não vender a varejo.
O CFOP deve ser respeitado em sua essência, ou seja, se for produto industrializado por você, de maneira alguma utilizar o CFOP de revenda.
Sobre o simples eu não tenho conhecimento desta legislação.
Sobre a alíquota do ICMS o que posso contribuir é que sempre que vc vender para um cliente que não seja comprador natural, ou seja, contribuinte da sua operação, a alíquota a ser utilizada é a de consumidor final (18%,19% ou 17%)
Verifique se a venda a varejo desta operação/estado exige o Cupom Fiscal e se assim for a legislação será específica.

Abraço

Francis de Souza Matos

Francis de Souza Matos
Gerente de Contabilidade e Fiscal/Pós Graduado em Controladoria e Método de ensino
São Paulo - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.