x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 612

Alteração Balanço de 2005 até 2011

Claudio Batista Rodrigues de Souza

Claudio Batista Rodrigues de Souza

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 08:10

Bom dia,

Gostaria de saber se alguém consegue me ajudar em uma questão.
Identificamos que os cálculos de depreciação dos nossos itens de patrimônio estão incorretos desde 2005 e estamos pensando em arrumá-los. Minha dúvida é qual o refelxo que esta alteração traria para a empresa? quais os pontos que devemos observar?

Por exemplo, mudará nosso resultado e o valor a pagar de IRPJ, e CSLL, teremos que alterar as DCTFs, enfim se alguém consegue me ajudar a imaginar tudo o que teremos que alterar.

OBS: É uma empresa S/A de capital fechado e teve seus balanços publicados.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Sexta-Feira | 15 junho 2012 | 09:35

bom dia,

Tive uma situação semelhante na empresa onde trabalho: refizemos todos os calculos da depreciação de periodos anteriores, contabilizamos o ajuste contra o PL (lucros acum)em 2011, retificamos a DIPJ de 2010 com os efeitos desses ajustes - o resultado do ano de 2010 na DIPJ ficou diferente do resultado publicado - no nosso caso não retificamos as DCTF´s pois ficamos com IR/CS a compensar em periodos posteriores, e o PRINCIPAL de tudo nas demonstração de 2011, refizemos o balanço/dre de 2010 para efeito de comparação e incluímos uma nota explicativa bem detalhada de todo o processo de ajuste.
Consulte também o CPC 23 - Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.