x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.288

Dois livros mesmo execicio

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 19 junho 2012 | 19:59

Boa noite Flavia.

É completamente normal e legal.
Normalmente, isso ocorre quando existe a transferencia de responsabilidade entre contadores.
O contador que transfere a responsabilidade elabora os documentos até a data da rescisão da prestação do serviço.
Isso podera acontecer até mais de uma vez no exercicio.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 09:00

Bom dia !

Exatamente como o Carlos Muller disse, podem ser emitidos vários livros dentro do exercício, mas desde que emitidos de forma correta conforme Legislação, com Termos de Abertura e Encerramento, dando continuidade na ordem dos lançamentos, data e saldos quando for o caso.

TEmos exemplo de empresas de grande porte, onde a movimentação é enorme e precisam emitir vários livros, pois temos que obedecer também o limite de 500 folhas por livro fiscal, e para registrar o ano todo só 500 folhas não são suficientes.

Atenciosamente

Gilberto Olgado

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Eliz

Eliz

Prata DIVISÃO 2, Autônomo(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 09:50

Bom dia ...
Agradeço os colegas Carlos Alberto Barbosa Muller e Gilberto C. Olgado pela atenção,,,
Tenho também um caso assim, onde recebi a contabilidade de outro escritorio contabil,porém alguem poderia me passar a norma contabil ou legislação que regulamenta que pode ter dois livros contabeis (ex: 2 livros diários) para o mesmo exercicio, para poder demonstrar p/ o cliente em que fudamento a minha palavra?

Obrigadãoo
abçs

"A corrida para a excelência não tem linha de chegada." (David Rye)
Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 10:40

Bom dia Beti.

Aqui em São Paulo, temos o Art 14 do Cap II do Anexo I da Resolução CRC-SP 1040/2009.
Em Santa Catarina, infelizmente, não saberei responder, podera se basear por analogia.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 20 junho 2012 | 10:48

Bom dia Beti.

Retificando a informação acima, a Resolução 294/2008 do CRC-SC, dispõe sobre o assunto.

Atenciosamente,

Carlos Muller

Obs.: Aos moderadores: abri nova resposta pois quando fui editar meu comentario, não havia mais a opção.

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.