x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 787

dinho

Dinho

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 14:36

Trabalho na contabilidade de uma empresa. Tenho duas situações diferentes. ( destinatário - empresa onde trabalho)


NOTA FISCAL - Empresa emitente enviou para o Destinatário, Remessa de bem - 5908 ( contrato de comodato).

2º NOTA FISCAL - Empresa emitente enviou para o Destinatário, Remessa para troca CFOP ( 6949), em seguida o destinatário devolverá a peça que trocou.


Gostaria de saber o procedimento contábil que o Destinatário deve proceder.

Obrigado.

Obrigado

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Domingo | 24 junho 2012 | 21:10

Boa noite, Anderson Fonseca Agostinho


No primeiro caso a sua empresa recebeu bens em comodato, e no segundo, certo produto foi enviado para troca.

Conceitualmente os registros contábeis servem para registrar qualitativa e quantitativamente a ocorrência de fatos administrativos que modifiquem a situação patrimonial da entidade.

Ao receber um produto emprestado o patrimônio da empresa não aumenta e nem diminui, porém, bens de terceiros ficam sob sua responsabilidade; deste modo é recomendável recorrer às contas de compensação, conforme preceitua o item 29 da Res. CFC 1.330/2011 abaixo transcrito:

Contas de compensação constituem sistema próprio para controle e registro dos fatos relevantes que resultam em assunção de direitos e obrigações da entidade cujos efeitos materializar-se-ão no futuro e que possam se traduzir em modificações no patrimônio da entidade

Considerando que as contas de compensação ativas ficam entre o Ativo e o Passivo, e as contas de compensação passivas estão localizadas entre o Passivo e as Contas de resultado, os lançamentos podem ser da seguinte maneira, lembrando que ao devolver o bem os lançamentos serão invertidos e automaticamente o saldo será zerado :

D) Bens em Comodato (CCA)
C) Bens Comodatados (CCP)

Dando continuidade ao esclarecimento, quando um produto é enviado para troca ele continua sendo de propriedade da empresa, porém, só saiu de suas dependências e em breve retornará. Uma corrente de profissionais utiliza as contas de compensação, e outros contabilizam o envio nas contas patrimoniais.

Neste contexto, desde que as contas movimentadas estejam dentro do grupo de origem da mercadoria conclui-se que a totalização será sempre a mesma, com ou sem estes lançamentos, e trabalhar desta maneira ou não fica a seu critério.

Exemplos de lançamentos, atentando que os lançamentos devem ser invertidos quando o produto retornar já reparado:

1 - Nas contas de compensação:
D) Troca de Mercadorias (CCA)
C) Mercadorias para Troca (CCP)

2 - Nas contas patrimoniais, e dentro das contas do grupo estoque:
D) Mercadorias em trânsito para troca
C) Estoques


Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.