x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 11.063

Contabilidade Empresa SPE de Loteamento

CRISTIANO CADORE

Cristiano Cadore

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 22 junho 2012 | 21:05

Olá a todos, Não consegui encaixar esta minha pergunta em nenhum tópico, me desculpe se fiz errado criando este tópico... mas lá vai...

Estou com um dúvida...

Estou contabilizando uma empresa de Loteamento SPE, os sócios integralizaram terrenos na empresa e estão revendendo lotes.

Posso contabilizar estes terrenos como Estoque - Exigivel a Longo Prazo?

E Como contabilizo os recebimentos de clientes, desta maneira?
D-Caixa/Banco
C-Receita

mas como dou baixa no Terreno?

Obs.: Empresa Opta a Tributação por Regime de Caixa!

Desde já agradeço.

Estou no aguardo.

Att.
Cristiano Cadore

Eduardo Lara Moreria de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 24 julho 2012 | 13:44

Boa tarde Cristiano,

Contabiliza o terreno, os gastos com a infraestrutura, esgoto, energia etc do empreendimento como estoque. Você deve apurar o custo deste empreendimento por absorção efetuando os rateios que achar necessário para chegar ao custo unitário de cada terreno, e a medida em que for recebendo as vendas (receitas) vai baixando o custo gradativamente, assim você vai lançando D- despesa e C-estoque baixando assim o terreno que faz parte do custo do empreendimento.

CRISTIANO CADORE

Cristiano Cadore

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 11:29

Obrigado pela Ajuda Eduardo.
Só que ainda me resta uma dúvida...
Como vou saber o custo de cada Lote? pelo valor do terreno dividido pela quantidade de Lote Zoneados? Ex: 200.000,00 + 20 Lote = 10.000,00 este é o custo de cada lote?

Ou tem outro jeito e eu estou me perdendo??

Desde já agradeço.

Bom Dia.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 25 julho 2012 | 12:51

Bom dia Cristiano,

Não esta se perdendo não, a grosso modo é desta forma mesmo que você vai chegar no custo de cada terreno, tem que ser utilizado o método de custo por absorção que consiste em lançar todos os gastos incorridos (pela competência) até o termino para entrega dos lotes para venda, isso inclui compras (do terreno etc) serviços etc. Lançando desta forma.
D- Estoque (nome do empreendimento)
C- Bco/Cx/Forc.

Ai a medida em que for vendendo vai baixando o Custo.

D- Custo
C- Estoque

Para apurar o custo de cada lote caso sejam todos da mesma metragem pode sim simplesmente dividir o valor total dos gastos pelo quantidade de lotes do empreendimento, caso sejam de metragem diferente pode criar uma outra forma isso depende do detalhamento que queira dar, o importante é lançar (absorver) todos os gastos incorridos para se chegar no montante total correto.

Atenciosamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.