x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 859

lançamento contabil

Silvana Alves

Silvana Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 13:20

Boa tarde,
Vou citar uma situação e gostaria da ajuda de vocês para entender essa coisa de ativo e passivo.
Eu, pessoa jurídica deposito um dinheiro na poupança:
C-banco (ativo)
D-caixa( ativo)

Esse dinheiro rende juros:
C-juros (ativo)
D-banco (ativo)

gostaria de saber se está certo.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 25 junho 2012 | 14:03

Olá Silvana!

As contas do Ativo possuem saldo Devedor, sinal positivo (+) e as contas do Passivo possuem saldo Credor e com sinal negativo (-), onde os lançamentos são feitos sempre com o débito em primeiro lugar.

O lançamento que você fez esta errado, quando se faz um depósito bancário, sai o dinheiro do caixa e entra no banco, portanto o lançamento é assim:

D - Banco c/Movimento (AC)
C - Caixa (AC)

O lançamento de juros ativos:

D - Banco c/Movimento (AC)
C - Juros Ativos ou subconta Rendimentos de Apl. Financeiras (CR)

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Verissimo Lomba Oliveira

Verissimo Lomba Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 12:22

Bom dia a todos!
Tenho um cliente de TI que mantem uma pessoa autônoma prestado serviços em uma empresa. O meu cliente emite a NF-e para essa empresa tomadora do serviço, quando o meu cliente recebe via banco da tomadora, faz a transferência do valor combinado com o autônomo. Como contabilizo essa saida para pagamento do autônomo? Servicos prestados por pessoa fisica? O autônomo precisa emitir RPA ou outro documento e com retenções?

Abraços a todos!

Verissimo Lomba

"Aqui se aprende muito mais"
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 28 junho 2012 | 12:40

Prezado Verissimo,

O autônomo precisa emitir uma RPA mantendo atenção as retenções de impostos, bem como, seus devidos recolhimentos e você contabilizará como serviço prestado de pessoa fisica.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.