x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 11.676

Contabilização de estoque

Carine Gomes

Carine Gomes

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 13:34

Como contabilizar compras para revenda de um armarinho. Na verdade eles não fazem controle de estoque.

Exemplo:]
Compra de mercadorias em 31/01/2012 de 584,00 (compra de diversos itens de papelaria)
Compra de mercadorias em 18/02/2012 de 986,00 (compra de diversos itens de papelaria)

Venda de R$ 50,00 (1 fichário) em 05/02, em 06/02 R$ 6,50, (venda de 5 lapiseiras) 07/02 e 08/02 R$ 65,50 ( venda de diversos)

Como lança a entrada e a saída???

Sendo que parte da entrada vai pro estoque.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 26 junho 2012 | 14:11

Bom dia Carine!

ESte assunto já foi debatido aqui no Fórum, em pesquisa você vai encontrar material à respeito.

Mas resumidamente, o estoque deve ser controlado pelo empresário e feito levantamento físico no final do exercício em 31 de dezembro utilizando um dos métodos PPS ou UEPS.

As entradas através das compras, na contabilidade podem ser feitos os lançamentos na conta de estoques ou diretamente na conta de Compras ou Mercadorias para Revenda.

Na conta de estoques da Contabilidade é utilizada geralmente em grandes empresas para dar entrada nas mercadorias que posteriormente devem ser transferidas para conta de resultados, mas em empresas sem controle específico para a contabilidade pode lançar diretamente em conta de resultado.

No final do exercicio, para apuração do custo (CMV) faz-se o lançamento do Estoque Inicial e Final para apuração do resultado do exercício.

Os lançamentos de entradas e saídas das notas fiscais devem ser também lançadas na escrita fiscal nos Livros de Etradas e Saídas.

Abaixo exemplo dos lançamentos contábeis:

Compras (entradas de mercadorias)

D - Mercadorais p/Revenda (CR)
C - Fornecedores (PC)

Vendas (saída de mercadorias)

D - Clientes/Caixa/Bancos (AC)
C - Vendas de Mercadorias (CR)

Obs:(CR) - Contas de Resultado
(AC) Ativo Circulante
(PC) Passivo Circulante

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Amanda Silva

Amanda Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 11:42

Olá,

Também tenho uma dúvida, mas refere-se a rede de quiosques da empresa em qual trabalho. São 3 empresas (indústria, distribuidora, varejo), a industria vende para a distribuidora e varejo.
Atualmente não há avaliação de estoque em nenhuma. Mas como estamos em forte expansão foi proposto a mim, estabelecer um procedimento para receber as informações dos quiosques (estoque e caixa) para fazer o fechamento contábil.

Tenho dúvidas de como fazer a conciliação e contabilização destes quiosques, atualmente é feito com aquele cupom fiscal de venda que também é entregue aos clientes. Como já temos mais de 20 quiosques, o volume é enorme e estamos nos perdendo no estoque e caixa, assim a contabilização não é segura.

Caso alguém tenha experiência com quiosques, ou até mesmo franquias e possa me ajudar, agradeço muito.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 14:50

Boa tarde Amanda!

Eu não entendi onde entra os quiosques e qual é a atividades dos mesmos.
Os quiosques são empresas independentes?
Você disse 3 empresas, mas não são matriz e filiais, são independentes?

Mas de qualquer forma, o controle só pode ser feito individualmente, cada quiosque, a industria, distribuidora e varejo com o controle individual de estoque e caixa.

Isso necessita de organizar, aparelhar e colocar pessoas capacitadas para fazer o serviço.

Se a escrituração é com Cupom Fiscal ou não, isso não vai influenciar em nada, o que precisa é ter o controle de entrada e saída das mercadorias e do dinheiro no caixa, isso se estende também para conta corrente de bancos, se houver no caso.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Amanda Silva

Amanda Silva

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 16:30

Gilberto

São três empresas a indústria, distribuidora e varejo(quiosques), a indústria vende para distribuidora e varejo. São empresas independentes, cada uma possui um CNPJ distinto, a distribuidora possui 3 filiais.
Não há controle de estoque efetivamente em nenhuma das três, acabei de entrar na empresa e o que foi solicitado a mim é:
Desenvolver um procedimento para receber as informações rapidamente para conciliação e fechamento contábil, e também desenvolver um relatório a ser enviado por todos.
Informações necessárias
• Estoque (quiosques)
• Caixa (quiosques)
• Perdas de produtos (quiosques)

Temos problemas com as filias também, mas nesse momento priorizo os quiosques, já que acontecerá diversas inaugurações para o próximo mês.
Acredito que não pertença as atribuições da contabilidade estabelecer o procedimento, mas acabei de entrar na empresa e tudo está atrasado, conciliação bancária e não há um fechamento contábil. Portanto, tenho que parametrizar um processo e assim conseguir realizar o fechamento no último dia do mês,


Grata pela atenção.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 16:55

Oi Amanda,

Creio que é primordial o controle e apuração de caixa e estoque independente de todas as unidades para que o Grupo Empresarial não se perca, e para que o custo seja apurado independentemente para fins Gerenciais inclusive.

Sabemos que isso deve ocorrer também por serem empresas distintas, tendo que responder separadamente perante o Fisco nas apurações de impostos e fornecimento das declarações exigidas.

Cabe aí esclarecer os empresários desta necessidade e organizar estes trabalhos.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
NATTÁLIA DE OLIVEIRA LIMOEIRO

Nattália de Oliveira Limoeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 9 fevereiro 2013 | 13:39

Boa tarde Gilberto,


estava lendo a sua primeira resposta acima, e me surgiu uma dúvida com relação a sua citação

No final do exercicio, para apuração do custo (CMV) faz-se o lançamento do Estoque Inicial e Final para apuração do resultado do exercício
, como seriam feitos estes lançamentos?
A conta que também é citada nesta mesma resposta
D - Mercadorais p/Revenda (CR)
, é a de CMV?
É que hoje estou fazendo a contabilidade de 2 empresas do presumido que não tem nenhum contrele sobre seu estoque, e apesar de não ter entendido muito bem a sua explicação, achei que esta forma de lançamento é mais simples, do que a que eu faço onde os lançamentos passam primeiramente pelo estoque. Se você, ou alguém puder me explicar eu agradeço.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 11:57

Olá Nattália!

Veja um exemplo do grupo de contas do CMV:
33 - CUSTO DAS VENDAS
331 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311.01 - Estoque Inicial (+)
3311.02 - Compra de Mercadorias (+)
3311.03 - Fretes s/compras (+)
3311.04 - Seguro sobre Compras (+)
3311.05 - Icms s/devolução de compras (+)
3311.06 - Icms s/compras (-)
3311.07 - PIS s/ compras (-)
3311.08 - Devolução de compras (-)
3311.09 - Icms s/fretes (-)
3311.10 - Abatimentos s/compras (-)
3311.11 - Custo das Mercadorias Vendidas (+)
3311.12 - Estoque Final (-)
Já no Ativo Circulante temos o grupod de Estoques:
114 - ESTOQUES
1141 - Produtos de Revenda
1141.01 - Mercadorias
1141.02 -
Com isso, no final do período o estoque que se encontra no saldo do ativo se torna o estoque inicial, e o levantamento de estoque no final do período o estoque final, e os lançamentos serão:

- Estoque Inicial
D - 3311.01 Estoque Inicial (+)
C - 1141.01 - Mercadorias

- Estoque Final
D - 114.01 - Mercadorias
C - 3311.12 - Estoque Final (-)

Agora o controle de estoque deve ser feito na empresa, onde no final de cada período de encerramento do balanço deve ser feito levantamento específido do estoque para escirturar o Livro de Registro de Inventário.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
NATTÁLIA DE OLIVEIRA LIMOEIRO

Nattália de Oliveira Limoeiro

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 12:35

Bom dia Gilberto, você não sabe o quanto eu estava ansiosa pela sua resposta, pois é carnaval para muitos, mas estamos aqui em busca de aprendizado.rsrsrs

MUITO OBRIGADA PELA SUA ATENÇÃO!!!!

Peço desculpas, mas continuo entendendo pouco, agora que entendi de quais grupos de contas você estava falando, poderia fazer um exemplo prático com lançamentos e números, do início ao fim, quero dizer: valor de Estoque inicial, compras, vendas (baixa no estoque)e apuração de CMV, pode ser sem levar em consideração os impostos (ICMS, IPI, Frete...), só para que eu possa assimilar melhor.

Desde já agradeço mais uma vez!!!

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 11 fevereiro 2013 | 14:36

Olá Nattália!

Os lançamentos de compras e vendas são básicos, tem exemplo logo acima e em outros tópicos, considerações sobre lançar na conta de estoques ou diretamente na conta de resultado.


Mas veja os lançamentos:

D - Compras de Mercadorias (CR/CMV)
C - Caixa/Bancos (AC) ou Fornecedores (PC)

D - Caixa/Bancos (AC) ou Clientes (AC)
C - Vendas de Mercadorias (CR)

Os lançamentos do estoque estão acima também.

Efetue os lançamentos da sua empresa que vai chegar no resultado.

Somente exercitando que você vai conseguir assimilar melhor.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 11 anos Quarta-Feira | 13 fevereiro 2013 | 16:28

Boa tarde Colegas,

Planilha "Controle de Estoque" gentilmente fornecida pelo Alencar Ribeiro dos Santos anexada com sucesso.
Basta clicar em: "Este Tópico Contém Anexos".

Att,

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.