x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 2.608

Comodato e Contas de Compensação

JAIRO P. JR.

Jairo P. Jr.

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 09:59

Bom dia,

Já li inúmeros tópicos a respeito de contabilização de entrada de bens por comodato, se realizar através das contas de compensação, por não afetar a situação patrimonial da empresa.
Entretanto, li em outros lugares pensamentos contrários, afirmando que no contrato por comodato, há cláusulas que impõem a empresa manter ou devolver o bem, em perfeitas condições de estado como entregue, e ao ressarcimento por eventuais danos causados, portanto podendo afetar o patrimônio da empresa, seu registro se dará na realidade em contas patrimoniais, como por exemplo: Estoque de mercadorias recebidas em comodato e Fornecedores de bens em comodato. Gostaria de opiniões à respeito e qual procedimento na contabilização a adotar? Obrigado pela atenção

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 11:59

Jairo, o que eu sempre li, e a orientação da IOB é para lançar em contas de compensação mesmo.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 27 junho 2012 | 13:58

Boa tarde Jairo e Guto!

Realmente a forma de se lançar é em conta de compensação, a devolução do bem também é feita com emissão de nota fiscal de retorno de remessa de comodato.

Se o bem recebido em devolução não estiver em perfeitas condições ou de acordo com o contrato a empresa irá cobrar independente de ter sido contabilizado em conta de compensação ou não, pois isso não será impedimento.

O que a empresa vier a gastar com este ressarcimento será contabilizado em contas de despesas, pois o bem não pertence à empresa.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.