x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 3.038

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 16:31

Boa tarde a todos!

Bem, são feitas contabilidades das seguintes formas:

1ª - É uma contabilidade mais completa,
Exemplo: É lançado no mês 06/2012 a provisão de imposto unico de 100,00, e lançado o pagamento no mês 07/2012, lançando em todas as contas provisão e pagamento e assim passando um saldo de cada conta por mês.
Essa contabilidade no final do ano é encerrada para apurar se deu lucro ou prejuijo.

2ª - É uma contabilidade simples,
Exemplo: só são lançados os pagamentos e o unico saldo passando por mês é o saldo do caixa.

Minha duvida é,

Eu fiz a contabilidade simples, dando continuidade a contabilidade que era feito em outro escritorio, e agora estão me pedindo um balanço para abertura de conta, com essa contabilidade tem como eu apresentar um balanço???? Se não o que posso apresentar a meu cliente?


GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 17:39

Olá Nayara!

Este é o risco que corre a empresa que só escritura o Livro Caixa, não tem como emitir um balanço patrimonial.

Eu desconheço estas formas de Contabililidade Simples ou Completa!

O que eu conheço é que ou se faz a contabilidade de acordo com as normas contábeis ou não é contabilidade!

Vários assuntos já foram muito debatidos aqui, e este é um deles; Livro Caixa ou Contabilidade.

Se pesquisar vai encontrar vários tópicos à respeito.

O que você tem que dizer ao cliente é que não tem contabilidade e expor os motivos, e apartir do momento que entrou no seu escritório iniciar uma contabilidade da forma correta.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CLEITON

Cleiton

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 5 julho 2012 | 17:48

ate entendo que ha um grande risco de se fazer o livro caixa , mas mesmo assim toda informaçao de despesas e receita desta empresa nao pode ser perdida pois mesmo sendo livro caixa constam informaçoes
e se ela começar tudo zero ira inflingir um principio contabil o da continuidade

CONTINUIDADE que pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 08:08

Com certeza Cleiton, não tem informações perdidas no Livro Caixa, os documentos utilizados na escrituração são os mesmos que poderiam ter feito c Contabilidade.

É claro que os saldos de caixa e bancos são utilizados, isto é óbvio.

Escriturar o Livro Caixa para fins fiscais é permitido, mas é opcional e a empresa corre este risco de ter a necessidade de apresentação de Balanço Patrimonial e ter somente o Livro Caixa.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 10:31

Concordo com o Rogério, é a melhor forma de resolver esta situação.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 10:32

Boa dia a todos!

Então, essa forma que eu usei como contabilidade completa e simples, foi só para poder explicar minha duvida.

O que eu entendi é que realmente não vai existir um balanço mesmo fazendo somente o livro caixa né.

Algumas firmas que começaram a fazer contabilidade em nosso escritorio, que vieram de outro escritorio, no qual eram feitas o Livro Caixa, gostaria de saber como faço para começar a fazer a Contabilidade, que é um pouco mais trabalhosa de se fazer mais o resultado é muito melhor, pois temos um saldo de todas as contas, facilitando depois de feita para conferir e saber a situação de cada despesas e receita.

Como faço para passar de livro caixa para contabilidade? pois vou começar com base em que? se não tem saldos e apurações de lucro ou prejuijo???



E desde já agradeço os esclarecimentos!

Claudinei Jung

Claudinei Jung

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 10:55

Você deve fazer um levantamento completo do que a empresa tem.

Bens, Direitos e Obrigações.

E Fazer um balanço de abertura para essa empresa a partir desses dados.

Com esses dados em mãos deverá começar a contabilidade dele.

Até esse período onde você assumiu, o cliente só terá os registros do livro caixa e se precisar de algum balanço para concorrências ou bancos deverá apresentar o respaldo do Regulamento do imposto de renda, que permite para fins fiscais-tributários a escrituração do livro caixa. Apresentando somente o faturamento da empresa (pois não há como apresentar um balanço sem contabilidade - Isso é fraude contábil)

Lembro que a empresa que não possui registros contábeis, está contrariando dispositivos do código civil brasileiro como normas brasileiras de contabilidade. É importante passar isso sempre para o Cliente, uma vez que as vezes eles não querem arcar com a despesa da confecção da sua contabilidade, e por uma questão de custo pedem para escriturar somente o livro caixa.

Espero ter ajudado.

CLAUDINEI JUNG
BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PÓS GRADUADO EM AUDITORIA E PERÍCIA CONTÁBIL
045 - 99131 8590
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 6 julho 2012 | 11:09

Muito bem Claudinei, concordo com sua orientação.
Complementando para a Nayara, este é um processo trabalhoso, conscientizar o cliente desta necessidade de se fazer uma escrituração contábil e mais ainda este balanço de abertura.
Se você precisar de mais informações, tem muitos tópicos no Fórum sobre Balanços de Abertura, creio que irá te ajudar também.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.