x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.820

Sobre a contabilização do CSP

Tânia Regina Pinto Sousa

Tânia Regina Pinto Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 03:16

Prezados bom dia.
Estou precisando da ajuda de vocês. Já li várias postagens sobre o assunto mas, mesmo assim me deu um branco.
Estou fechando o balanço de uma empresa que é lucro presumido. O Ativo não está fechando com o Passivo, por causa do CSP - Custo dos serviços prestados.
A priore abri uma conta no Ativo Circulante com a nomenclatura de Serviços em Andamento. No final do exercício fiz a transferência para a conta CSP na Conta de resultado. Somente esses lançamentos:
1.º D- Serv. em Andamento
C- Caixa

2.º no encerramento:
D - CSP (CR)
C - Serv. em Andamento.(AC)

Só que a diferença que estou entre o Ativo e Passivo é exatamente esse valor. Acredito que está faltando algum lançamento.
De tanto pensar, desfiz os lançamentos e lançei direto dessa forma:
D- CSP (CR)
C- Caixa (AC)

Fiz a alteração por dentro. Quero dizer, entrei nos lançamentos e em vez de deixar na conta de serviços em andamento coloquei direto em CSP. Mas continua a mesma diferença.O Ativo está menor que o passivo.
Já li várias postagens mas, deu um branco e não consigo resolver. Se vocês puderem me ajudar fico agradecida.
Detalhe, a empresa não tem estoque, o que compra utiliza nos serviços prestados.

Fico no aguardo. Obrigada

Tânia Pinto
Contadora
E-mail: [email protected]
Claudia Miceli

Claudia Miceli

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 08:44

Bom dia Tânia.

Verifique a apuração do resultado se está correta.
A conta de Custo dos Serviços Prestados deveria zerar com a transferência para a conta de resultados...

Abçs.

Claudia.

Tânia Regina Pinto Sousa

Tânia Regina Pinto Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 10:58

Olá Claudia, bom dia.
Não zerou não. Será que tenho que refazer o zeramento no sistema?
Antes do zeramento estava classificado dessa forma:

D- Serviços em andamento
C- Caixa/Bancos

Estava correto?
Acho que as alterações fiz após o zeramento. Se for preciso refaço tudo. Mas preciso saber a forma correta que devo lançar para que apareça esse custo na DRE. Pois no ano de 2009 fiz o Balanço e não apareceu CSP na DRE. Então não foi aprovado. Mas a culpa não foi minha. Além de receber a documentação toda em atraso não tive parâmetros para apurar esse custo. Quero dizer não me mandaram a documentação referente a eles.

Preciso desse feedback, estou com o balanço aqui sem fechar por causa dessa diferença. E também está aparecendo um resultado na DRE menor do que a que está aparecendo no Balanço.

Por gentileza me dê essa luz ai. O que eu posso fazer?
Colocar novamente os lançamentos na conta de Serv. em andamento. Refazer o zeramento? Preciso de ajuda.

Obrigada.

Tânia Pinto
Contadora
E-mail: [email protected]
Claudia Miceli

Claudia Miceli

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 10:00

Se a apuração está correta, então o valor dessa conta de obras em andamento não seria o CSP??
Só irá aparecer na DRE se ela alterar de alguma forma o resultado, correto?Para mim, não estaria classificada no ativo e sim na conta de resultado.

Att,

Claudia.

Tânia Regina Pinto Sousa

Tânia Regina Pinto Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 16:16

Prezada Claudia obrigada pela atenção, mas já consegui resolver o problema. Foi na parametrização. O sistema quando fazia o zeramento não zerava a conta do CSP dessa forma no balancete ela não estava zerada por isso estava dando diferença no resultado. No balancete o resultado estava a maior do que o que aparecia na DRE. Mais graças a Deus consegui detectar e parametrizei, então o zeramento da conta foi feito e assim, o resultado do balancete fechou com a DRE. Deu tudo certo.

Muito obrigada pela atenção prestada.

abraços,

Tânia Pinto
Contadora
E-mail: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.