x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.874

Holding Patrimonial x Empresa de aluguel próprio

bruna fernanda de souza

Bruna Fernanda de Souza

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 14:56

Meu patrão tem uma holding patrimonial no qual tem salões que aluga para alguns comerciantes.
O mesmo veio perguntar-me qual é a diferença de uma holding patrimonial e uma empresa que que presta serviço de locação de prédios (CNAE:6810-2/02), só que eu não soube responder.
Por isso, caros colegas ajudem-me a responder essas perguntas:
Qual é mais vantajoso nesse caso, ter uma empresa própria para o aluguel ou continuar com a holding patrimonial? Qual tem a carga tributário menor?


Atenciosamente,

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 9 julho 2012 | 19:41

boa noite,
Não sou expert neste assunto, mas a diferença entre as duas coisas é muito grande. O objetivo da holding patrimonial é o controle do patrimonio, reduzindo carga tributária, facilitando a sucessão, planejamento tributário etc. O objetivo dela não é a locação de imoveis, apesar de poder fazê-lo, assim como poder praticar várias outras atividades assim como participações societárias em outras empresas.
A empresa de locação de predios ou imóveis é uma empresa como as demais que não podem praticar os atos da holding patrimonial. O dono do imóvel usa-se da holding patrimonial para locação por achar mais vantajoso fazê-lo dessa forma.

Atenc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.