x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 6.411

Depreciação de Veiculos passageiros (onibus)

Dagoberto e Odilon

Dagoberto e Odilon

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 12:24

Boa tarde, minha pergunta é sobre depreciação de veiculos de passageiros (onibus), temos uma empresa que tem uma frota de aproximadamente 12 onibus, então a pergunta é todos esses veiculos foram comprados com mais de 5 anos de uso, sendo assim encerrando o ciclo de depreciação, mas na minha contabilidade eu não vou depreciar porque esses veiculos tem mais de 5 anos de usos, então, como irei fazer para depreciar esses veiculos mesmo que na data de aquisição eles possuam mais de 5 anos, ou não deprecio?

Obrigado

Leonardo Oliveira

Leonardo Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 10 julho 2012 | 14:04

Boa Tarde!

Dagoberto!

Sim você deve fazer a depreciação.

O bem só esta 100% depreciado caso se encaixa no que determina o Artigo 183 § 2º Item a. da Lei 6.404 de diz: "depreciação, quando corresponder à perda do valor dos direitos que têm por objeto bens físicos sujeitos a
desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência;"

Caso o bem ainda tenha condições de uso e esteja sendo utilizado ele deve ser Ajustado a Valor Presente respeitando os Artigos 183, VII e 184, III da Lei 6.404 com a redação estabelecida na Lei 11.638.
A inda há a Deliberação CVM 564/2008 e o Pronunciamento Técnico CPC nº 12.

Se você de uma lida nos artigos citados na Deliberação e no CPC, ficara mais seguro em como proceder com a contabilização do seu imobilizado.

Espero ter ajudado

Atenciosamente

Leonardo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.