x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 925

Estoque de mercadorias

Lisandra Silveira Adamski

Lisandra Silveira Adamski

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 09:47

Bom dia, faço a contabilidade de uma empresa dos simples nacional, com o ramo de atividade de vigilância, segurança privada e monitoramento e comércio de componentes eletrônicos. Eles compram mercadorias (componentes eletrônicos)tanto para revendê-las quanto para utilizá-las na prestação dos serviços de monitoramento. Como vou contabilizar estas mercadorias, sendo que ele as utiliza para venda e para manutenção dos aparelhos de monitoramento? Crio contas diferenciadas no estoque? E quando a mercadoria for vendida, como vou baixá-la? E quando for utilizada na prestação dos serviços, como darei a baixa? Agradeço muito a quem puder me orientar.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 10:40

Olá bom dia Lisandra!

As mercadorias e equipamentos precisam ser classificadas de acordo com a finalidade já nos registros de entradas na empresa.
Este controle deve ser feito pela empresa e separados pelos CFOPs:
1.556 Compra de material para uso ou consumo. Classificam-se neste código as compras de mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento. - Uso na manutenção de equipamentos eletrônicos.

1.102 Compra para comercialização. Classificam-se neste código as compras de mercadorias a serem comercializadas. Também serão classificadas neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento comercial de cooperativa recebidas de seus cooperados ou de estabelecimento de outra cooperativa. - Mercadoria e equipamentos destinados à revenda.

1.551 Compra de bem para o ativo imobilizado. Classificam-se neste código as compras de bens destinados ao ativo imobilizado do estabelecimento. - Equipamentos de uso da empresa.

Este controle deve ser feito no almoxaridado, bem como as saídas, que deve ser utilizado CFOP correspondente à entrada, seja revenda, consumo ou imobilizado.





A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Lisandra Silveira Adamski

Lisandra Silveira Adamski

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 15:06

Boa tarde Gilberto, tudo bem?
Obrigado por esclarecer a minha dúvida, mas em relação a contabilidade, como irei contabilizar a compra destas mercadorias? Como mercadorias para revenda ou como mercadorias para uso e consumo, sendo que ele comercializa estas mercadorias também? Só que, como ele utiliza estas mercadorias também na prestação de serviços, elas não duram muito tempo no estoque
Um exemplo: esta empresa consertou um aparelho de monitoramento e utilizou alguns componentes eletrônicos (que eles comercializam também). Como vou contabilizar a baixa nos estoques pela saída destas mercadorias que foram utilizadas na prestação dos serviços? Se puderes demonstrar os lançamentos, ficarei muito grata, pois estou um pouco confusa com toda esta operação.
Obrigado.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 15:21

OLá Lisandra!

Eu não sei como é o seu sistema fiscal e contábil, muitos sistemas são integrados, onde os lançamentos da escrita fiscal são parametrizados para fazerem os lançamentos contábeis, e com isso se a escrituração for bem feita certamente os lançamentos contábeis também serão.
Mas se não tem esta integralização, você pode tomar por base a escrituração pelos CFOPs que indicam a operação.
Agora tem outra coisa, este controle sobre a destinação das mercadorias deve ser feita já na entrada das mesmas e depois seguida pela escrituração e contabilidade.
A empresa tem que fazer este controle, separar este estoque nas entradas e se houver uma mercadoria destinada à revenda que for consumida emite-se uma nota fiscal de transferencia de estoque.
Perceba que desta forma que está não tem condições de se controlar, a unica forma é mesmo na entrada pelo registro da forma que eu disse acima.
Tem que haver uma conscientização na empresa e uma organização para que eles façam este controle.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.