x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 19

acessos 4.985

Livro caixa para escrituração contábil

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 10:15

Bom dia a todos!!!

Já fiz essa pergunta e procurei em outros tópicos aqui no forum, mas não consegui esclarecer minha dúvida.

Tenho uma empresa que veio de outro escritório, no qual era feito Livro Caixa e agora quero passar a fazer escrituração contábil.
Essa empresa é optante pelo simples nacional e foi aberta em novembro de 2009.
Só que olhando o livro caixa notei que não foram lançadas nenhuma guia de Inss e Imposto Único, no qual estão todas pagas.
Meu cliente ainda alegou que chegou a mandar essas guias para o escritorio e o mesmo as mandou de volta dizendo que não precisava.
Foram feitos também empréstimos da pessoa fisica, que não foram pagos, e ainda está com um caixa super baixo.

O que eu faço nessa situação?
Por favor, me ajudem! Preciso resolver isso urgente!

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 10:57

Sim Francisco Sonsine!
Mas como não foi lançado, o que devo fazer?
Que procedimento tomar...
Pois são muitas guias, são todas desde a abertura da firma em 2009!

Francisco Sonsine

Francisco Sonsine

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 15:27

Certo!

De uma forma ou de outra vai ser um pouco trabalhoso, vc terá que tirar os relatórios de pagamento de INSS pelo site onde consta as guias pagas segue o link abaixo

clique aqui

e também os valores do imposto único você tem que pegar no PGDAS, no site do simples. sendo que você pode pegar também pelo recibo de entrega da DASn.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 15:58

Boa tarde Nayara e Francisco!

Se a escrituração anterior foi feita por outro Contador, a responsabilidade das informações lançadas, bem como as Declarações PJ pertencem à ele.
Se for "refeito" esta escrituração, o contador responsável passará a ser o atual e terá que substituir todas as Declarações PJ já entregues.
O melhor à fazer é comunicar a situação ao empresário e iniciar de forma correta à partir da responsabilidade do contador atual.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Francisco Sonsine

Francisco Sonsine

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 16:43

Boa tarde.
foi muito bom ter lembrado da Pj caro amigo Gilberto,isto terá que ser informado mesmo, porém para fins de controle ou até levantamento de débitos para futuras providências, poderia estar fazendo então em uma planilha de excel, para informar o cliente das devidas ocorrências em sua empresa, foi muito bom ter lembrado da Pj caro amigo Gilberto. Obrigado.

abraço.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 11 julho 2012 | 17:00

Então Francisco, na minha opinião ela não deve mexer na escrituração que está feita, à não ser que seja requisitado pelo empresário e aí deveria ser feito este levantamento específico para se ter a dimensão deste trabalho para poder combinar o contrato deste trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 10:13

Bom dia!!

Gilberto e Francisco,

Então, realmente nao quero nem vou mecher em nada feito pelo outro escritorio, e também já informei meu cliente desse fato, apenas quero uma solução para o problema, minha dúvida é:

Ele não lançou esses pagamentos, era feito livro caixa e eu quero passar a fazer escrituração contábil, para isso preciso colocar um saldo inicial nessas contas INSS e DAS (Imposto Único), com a contabilidade que foi feita ela está "devendo" esses impostos, aí que está meu problema, vou colocar que saldo inicial?
O caixa que está passando do período que veio desse escritorio está "errado", Só gostaria de saber se tem algo a se fazer agora, eu poderia lançar essas guias agora?
Estou com todas essas guias pagas em mãos, preciso tirar esses relatórios de pagamentos?

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 10:23

Bom dia Nayara,



Se a empresa não tinha contabilidade regular, o mais correto é levantar um "Balanço de Abertura" e passar a fazer a contabilidade completa como determina a legislação (CFC e Código Civil).


Aqui mesmo no Fórum, tem farto material sobre o tema "Balanço de Abertura", promova uma pesquisa.

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=balan%E7o+de+abertura+site%3Ahttp%3A%2F%2Fwww.contabeis.com.br%2Fforum&sa=Buscar&bpq=1" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">[Balanço de abertura]

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 10:49

Olá Nayara!

Concordo com o Mário Gilberto, você precisa fazer um balanço de abertura, e para isso tem que fazer um levantamento do ativo e passivo, das contas a receber, pagar e recolher.

Como nosso amigo disse, entra no link para pestuisa, já vi vários tópicos à respeito.

Abraços e bom trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 11:17

Acho que não estou sabendo me explicar...
Vou tentar detalhar um pouco mais.

Já disse que sim, pretendo arrumar essa contabilidade, fazer escrituração contabil, mas para isso, preciso esclarecer esse problema, exemplo:


Relação de débitos

Inss

11/2009 - 51,15
12/2009 - 51,15
01/2010 - 56,10
02/2010 - 56,10
03/2010 - 56,10
04/2010 - 56,10
05/2010 - 56,10
06/2010 - 56,10
07/2010 - 56,10
08/2010 - 56,10
09/2010 - 56,10
10/2010 - 56,10
11/2010 - 56,10
12/2010 - 56,10
01/2011 - 59,95
02/2011 - 59,95
03/2011 - 59,95
06/2011 - 59,95
07/2011 - 59,95

Esses valores são todas as guias que foram pagas no período certo mas não foram lançadas, baixadas na contabilidade!!! Observem que no mês de abril e maio não está nessa relação de débitos pois estão lançadas.

Então na contabilidade feito pelo outro escritorio, se eu fosse fazer um levantamento em Julho/2011 a conta INSS teria um saldo passando de R$ 1.075,25 correto??????
Pois foi nesse mês que a contabilidade passou a ser feita aqui em nosso escritorio.
Agora pra mim começar a fazer a escrituração contábil, pela contabilidade anterior eu teria que colocar o saldo inicial de 1.075,65 correto???? No livro caixa não constam esses pagamentos então por essa contabilidade para uma fiscalização ela estaria devendo esses valores,mas o problema é que não está devendo, essas guias meu cliente me entregou todas pagas, então o que eu faço?
Pois se tivesse sido lançado o caixa seria outro! e preciso do saldo do caixa em julho/2011 para dar continuidade em agosto/2011....


Entenderam??????

Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 11:33

Nayara,


Acho que foi Você que não entendeu a nossa orientação pelos motivos a seguir:

Se a empresa não tinha contabilidade anteriormente a sua gestão, independente de ser em julho/2012 ou qualquer outra data, para dar início a escrituração contábil, tem que partir de uma data e nesta data é que sera feito o Balanço de Abertura.

Para que fique o ano-calendário completo (2012), recomendo explicar para seu Cliente que como nunca foi feito a escrituração contábil completa, poderia começar a fazer a partir de 01/01/2012 e neste caso, seria esta data (01/01/2012)a ser feito o Balanço de Abertura" levantando assim, todo o Passivo, bem como o Ativo da empresa nesta data e posteriormente, começar a escriturar desde 01/01/2012 aos dias atuais.

Procedendo desta maneira, a empresa passaria a ter a escrita contábil desde 01/01/2012 e Você teria como elaborar as Demonstrações Contábeis de 2012, bem como ter base para entregar as obrigações acessórias desta empresa em relação ao ano-calendário 2012.

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
André de Souza Miranda

André de Souza Miranda

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 13:49

Boa tarde Nayara,
acompanhei seus questionamentos até o momento, as vezes acontece realmente isso, as respostas geram outras duvidas,eu acho que é justamente isso que nos leva a aprender mais e mais neste grande ambiente que é o Contabeis.com, Sei que sua situação é emergencial, mas de uma pesquisada no Forum sobre este tema que tenho certeza que você chegará a uma solução.

André Miranda
Analista Fiscal
[email protected]
Mário Gilberto Barros de Melo
Moderador

Mário Gilberto Barros de Melo

Moderador , Sócio(a) Proprietário
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 14:21

Nayara,


Não tenha em minha postagem, qualquer tentativa de complicar mais ainda a situação é que no seu caso, a única maneria de resolver o problema é como citado ou seja, elaborar o Balanço de Abertura.


Para que não tenha que fazer muita pesquisa, indico o link a seguir, que verá que na prática não é complicado como parece.

Se ainda restar dúvida, torne a postas que certamente, alguém irá lhe orientar.

Bons estudos e bom trabalho.



Balanço de Abertura]

"O conhecimento é a única riqueza que quando é dividida, automaticamente se multiplica"
Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 14:25

Sim André! Quanto mais questionamos mais aprendemos!

Já tirei muitas duvidas aqui e quanto a essa, espero conseguir achar a melhor maneira para concluir minha contabilidade!

Até mais!

Nayara Gouveia

Nayara Gouveia

Prata DIVISÃO 1, Escriturário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 14:35

De forma alguma me complicou Mário Gilberto, muito pelo contrário, talvez sua explicação tenha me feito entender um pouco mais sobre meu problema!
Vou lhe fazer mais uma pergunta ou a quem souber responder, como disse desculpem minha ignorancia, somos novos no ramo, vai fazer um ano que estamos com o escritorio, creio que muitas e muitas duvidas ainda surgiram, mas sobre o Balanço de Abertura, tenho que fazer um levantamento da empresa certo?
Vamos supor que eu faça agora em 01/01/2012, eu fazendo isso, daí então vou ter um caixa para começar? Não vou usar o caixa que passaria de 31/12/2011?

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 15:28

Nayara, esta questão de guias de impostos não lançadas no Livro Caixa é aquele problema de escrituração que falamos, você vai relatar ao empresário e a responsabilidade pertence ao antigo contador.
Ou se quizerem refazer aí é outra história!
Então vai ficar como está, você vai fazer levantamento do que está em aberto, do ativo e passivo em 31/12/2011 independente de ter sido lançado no caixa dos anos anteriores ou não, isso não tem importância.
O que importa é que neste levantamento, você tenha a comprovação dos saldos dos impostos qua ainda não foram recolhidos até esta data para colocar nas contas do passivo.
Com isso irá fazer o balanço de abertura e iniciar a contabilidade em 2012.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.