x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.243

Reflexo da Nota de Bonificação na Contabilidade

Daniele de Souza

Daniele de Souza

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 12:19

Olá Pessoal

Primeiramente agradeço aos participantes deste forúm pelas informações postadas.
Logo, peço a ajuda de vocês com a informação abaixo (não considerei os tributos):

De acordo com a legislação, na nota fiscal de bonificação o valor do produto é igual ao valor que a empresa costuma vender ao cliente e não o valor do custo deste produto (a menos que o valor de venda seja igual ao valor do custo). Tratando-se de bonificação a contabilização não refletirá exatamente o que está na nota fiscal porque o valor que eu tenho que considerar para efeito contábil é o valor do custo e não o valor da venda.
Se a contabilização fosse feita pelo valor de venda, o valor baixado do estoque seria maior do que o disponível para ser baixado, por exemplo, eu tenho uma peça que custa R$ 1,00 e o preço de venda é R$ 5,00 se eu baixá-la por R$ 5,00 meu estoque ficará negativo em R$ 4,00.
Particularmente para mim esta operação está muito clara a respeito do reflexo que a nota de bonificação tem na contabilidade, alguém discorda ou sabe onde posso me apoiar fiscal e/ou contabilmente a respeito deste entendimento?

Desde já agradeço
Daniele.

SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 12 julho 2012 | 15:08

Nas remessas de bonificações como qualquer outra mercadoria o valor que deverá ser baixado do estoque é o custo nunca o preço de venda.

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."
MILTON JULIO DOS SANTOS

Milton Julio dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 13 julho 2012 | 17:21

Boa tarde...
Daniele,
Tanto os produtos vendidos e os produtos bonificados possuem o mesmo "custo de produção" ou "custo de venda", sendo assim, quando você vai baixar um determinado produto em seu estoque não será levando em consideração o preço de venda e nem tão pouco o preço da bonificação e sim o valor do custo, pois se caso você tem um custo de R$ 1,00 e vende por R$ 5,00, a diferença podemos considerar como margem de "lucro", mas não podemos esquecer de deduzir outras despesas operacionais.
Espero ter ajudado...

Att.
Milton

Milton Júlio dos Santos
(27) 9919-7258
msn: [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.