x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 5.577

Importação - Duvidas nos lançamentos

Ellen F.Vieira

Ellen F.vieira

Bronze DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 13:03

Boa tarde!

Fiz apenas 2 vezes a contabilização de importação, estou em uma nova empresa e com muitas dúvidas, já li os tópicos referente a importação e mesmo assim não estou conseguindo contabilizar esse processo, peço a gentileza e se possível a ajuda de vocês.

V.Mercadoria 303.435,00
convertido com tx 1.7040 + THC 4.160,00 = Total 303.435,00
II 72.969,85
IPI 29.709,15
COFINS 54.351,38
PIS 11.799,97
SISCOMEX 244,00
Custo Brasil = 690.287,59 (bateu com a nota fiscal de entrada)

Agora vem as minhas dúvidas
A contabilização seria?
D- Estoque 594.427,09
D-PIS 11.799,97 (Importação em andamento)
D-Cofins 54.351,38 (Importação em andamento)
D-IPI 29.709,14 (Importação em andamento)esse veio o crédito do fiscal
Total. 690.287,58

C-Fornecedor Estrangeiro 521.213,24
C-Adiantamento p/importação 169.074,35
D- Ativo mercadorias importadas(estoque)
Total. 690.287,58

Integração do fiscal: D- mercadorias importadas (conta do ativo/estoque) e C- fornecedores estrangeiros

Mas isso tá confuso pra mim, uma vez que para fazer o lançamento de importação conforme segue acima debitaria estoque, sendo assim dobrarias os valores. Os impostos tambem conforme segue acima são pagos pelo despachante.

Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 12:04

Cara Ellen,

Acredito que faltou relacionar, compondo o custo Brasil, o valor do ICMS. Com as parcelas relacionadas, a somas dos valores nâo chega a R$ 690.287,59.

A contabilização seria a levando-se em conta os impostos recuperáveis ( partindo do principio de mercadorias adquiridas para venda, uma vez que você está usando a contas de estoques) e seria a seguinte:
D - Impostos a recuperar - ICMS
D - Impostos a recuperar - IPI
D - Impostos a recuperar - COFINS
D - Impostos a recuperar - PIS
D - Estoques de mercadorias (= Custo Brasil - impostos recuperáveis)
C - Fornecedores no Exterior (= Valor total da NF - adiantamentos fornecidos ao despachante. Observe que o valor adiantado ao despachante corresponde aos valores dos impostos, que são pagos quando do desembaraço aduaneiro)
C - Adiantamentos p/Importações.
Quando a realização do pagamento ao fornecedor no exterior :
D - Fornecedores no Exterior
C - Bancos

Na ocasião do pagamento, certamente haverá uma diferença, decorrente da diferença dos valores de câmbio, nas datas de desembaraço (emissão da NF) e do pagamento. Esse valor deverá ser apropriado aos valores de estoques, acrescendo ou reduzindo.

Jose Claudio dos Santos

Jose Claudio dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 09:27

BOM DIA
Estou com duvida nos Lançamentos Contábeis a serem feitos para uma empresa que é prestadora de serviços e do simples onde tenho a Rceieta Bruta dos Serviços,o Simpeles a Pgar, e o Liquido a Receber, sendo que nem sempre o recebimento é a vista

KELI DOURADO

Keli Dourado

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 09:03

Bom Dia

Gostaria de saber valor do VMLE da Declaração de Importação tem que ser igual o valor total da Invoice? Ou na hora de utilizar os valores considero o que estiver da Declaração de Importação?

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 17 janeiro 2013 | 09:35

Keli Dourado.

Bom Dia

Gostaria de saber valor do VMLE da Declaração de Importação tem que ser igual o valor total da Invoice? Ou na hora de utilizar os valores considero o que estiver da Declaração de Importação?

Repita sua duvida na sala de legislação estadua/municipal, lá o pessoal poderá te ajudar.

Sds

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.