x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 31.346

Débito e Crédito

Fabiana Thomaz

Fabiana Thomaz

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 15:45

Boa Tarde,

Estou atuando como estagiária na área contábil, e estou tendo um pouco de dificuldade com débito e crédito.

Estou usando um novo sistema, que está em fase de implantação.
Na parte dos lançamentos de conta a pagar, tem a parte provisão e a parte quitação. Me confundo em com tenho que classificar as contas, como o exemplo:

Compra de materiais de escritório. Na provisão:

-Lança uma conta de "compra de materias de escritório"
-Lança uma conta "Outras contas a pagar"

Na quitação:

-Lança "outras contas a pagar
-Lança "Caixa"

Mas não entendo o que é débito e o que é crédito, quero entender pq faço, na faculdade é muito diferente da prática.


Se alguém puder me ajudar agradeço.

Juliano

Juliano

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Informática
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 15:55

Fabiana,
débito: significará na quase totabilidade das vezes, para onde foram os recursos: as aplicações; (debita-se para onde entra)

crédito: significará na quase totalidade das vezes, de onde vieram os recursos: as origens (a procedência); (credita-se de onde sai)

espero ter ajudado

Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 19 julho 2012 | 16:26

Fabiana Thomaz complementando a resposta do nosso amigo Juliano

Eu também já passei por essa dificuldade no inicio do curso, mas vamos lá

Na verdade a teoria não muda da pratica o que acontece que as nomenclaturas das contas são outras o ou jargão que cada empresa usa no dia a dia do seu negocio.

Para facilitar o seu entendimento vamos entender o debito e o credito.

Contas de Ativo e Despesas tem natureza devedora aumenta pelo debito e diminui pelo credito, e, contas de Passivo aumenta pelo credito e diminui pelo debito essa é idéia básica para que você comece a entender como funciona cada conta e como classificar cada movimentação financeira e patrimonial certo.

No seu exemplo ficaria assim:

D – Materiais de Escritórios “conta de ativo ou despesa depende de cada empresa, logo essa conta tem natureza devedora, estamos aumentando o saldo nela”

C – Outras Contas a Pagar “conta de passivo, natureza credora, logo estamos aumentado o saldo desta conta”

D – Outras Contas a Pagar “conta de passivo, natureza credora aumenta pelo credito, como estamos pagando nossa divida estamos debitando ela”

C- Caixa – “conta de ativo natureza devedora, aumenta pelo debito, como estamos pagando uma conta e diminuindo o saldo dela creditamos essa conta”

Fabiana Thomaz eu aconselho a você comprar um livro de contabilidade introdutória livro texto e o livro de exercícios dos professores da FEA/USP, para que você comece a praticar os lançamentos , porque contabilidade é assim quanto mais você pratica mais você aprende.

Espero ter ajudado.

Geison César de Oliveira

Geison César de Oliveira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 11:53

Wesley Tadeu Souza muito boa tua explicação. Eu sou formado em Administração e estou atuando na Controladoria que exige embasamento contábil. Tenho muita dificuldade nessas classificações levantadas pela Fabiana Thomas. Você teria algum autor para indicar que fosse direto no ponto?

Estudante de Pós graduação em Contabilidade e Finanças pela UFPR.
Wesley Tadeu Souza

Wesley Tadeu Souza

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 13:20

Caro amigo Geison César de Oliveira primeiramente pelo que notei você é novo fórum por isso Seja Bem Vindo!
Existem diversos tipos de autores isso vai depender do novel em que esta o seu conhecimento contábil, mas de inicio eu recomendaria contabilidade básica Osni Moura Ribeiro é da editora atlas, esse mesmo autor tem livro de contabilidade intermediaria e avançada, outro livro interessante é o de contabilidade introdutória dos professores da FEA/USP são dois livros na verdade o texto e o de exercício mas esse é vai viável para quem esta estudando contabilidade, mas pelo que dize esta atuando na área de controladoria o livro mas recomendado seria o manual de contabilidade das sociedades por ações é um livro totalmente conceitual é como se você a bíblia do contador , este livro trata de cada grupo de conta do balanço e do resultado muito explicativo.
Obs. Fica uma dica se tiver interesse em continuar os estudos pense em fazer contabilidade como já esta atuando na área de controladoria o nível mas alto que a profissão contábil pode oferecer dentro da carreira , será de grande valia para sua carreira muito difícil ver um controller de sucesso sem fortes conhecimentos contábeis.

At,
Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.