x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.508

FRANCINEIDE ELEUTÉRIO PEREIRA

Francineide Eleutério Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 11:24

Bom dia,
Gostaria que alguem pudesse me ajudar.
Estou fechando o balanço 2011 de uma empresa, acontece que o caixa ficou credor, para que isso se regularize fui orientada a lançar um emprestimo do sócio para a empresa. Gostaria de saber se isso é correto e quais os procedimentos corretos. Se precisa de algum documento que comprove esse procedimento?
Agradeço desde já a atenção!

Claudio Couto Jr.

Claudio Couto Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 11:36

Bom dia..

Esse registro contábil não é algo que se deva aconselhar, já que não transcreveria a realidade da empresa. Porém sabemos que a Conta "caixa" não pode ficar negativa, se você optar pelo registro de empréstimo do sócio para a empresa, deverá faze-lo com recibo assinado. Sugiro que consulte o Livro Razão da conta caixa, e verifique todos os momentos em que ele ficou credor, assim você poderá fazer vários recibos de empréstimo, para que o Caixa não fique "negativo" em nenhum momento do período. Lembre que isso irá gerar uma obrigação da empresa para com o sócio e isso em algum momento deverá ser quitado. Se o sócio apresentar Declaração anual de Ajuste, essa informação deverá constar na mesma.

Att.

Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 11:38

Cara Francineide,

Não é correto o saldo de caixa ficar credor. Significa que foram pagos valores acima dos valores recebidos. Normalmente a fiscalização entende que houve vendas sem a emissão do documento fiscal. Quanto a lançamento de recebimento de emprestimo concedido por sócio, temos duas questões a considerar:
1 - O sócio tem capacidade financeira (rendas declaradas) para efetuar o empréstimo?
2 - Mesmo que tenha essa capacidade, o empréstimo foi declarado pelo mesmo no IRPF do exercício de 2012, ano-calendário 2011?
Eu faria uma análise para identificação do pagamento que ocasionou a mudança de saldo para credor e verificaria a possibilidade de anulação do lançamento. Tomando esta providencia, o risco seria a constação da existencia de um "passivo ficticio"(pagamento efetuado sem o registro). Outro caminho seria o "recebimento" de algum ativo (duplicatas, por exemplo) via caixa. Tudo depende dos valores envolvidos no problema.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 17:23

Olá, boa tarde pessoal!

Além do que já foi dito pelos colegas, é fato que estas situações acontecem pela falta de controle da conta caixa na empresa, infelizmente muitos pessoas que iniciam a atividade empresarial estão despreparadas para exercer esta profissão por desconhecer a área administrativa e contábil.

Em escritórios contábeis que trabalhei, procurei orientar todos os empresários à respeito deste controle e solicitei que adotassem os Livros Caixa e de Conta Corrente para os bancos, e com isso pudessem controlar o fluxo financeiro da empresa.

Esta é uma medida necessária para que não haja este tipo de problema.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.