x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 2.958

Contabilização parcelamento

Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 20 julho 2012 | 17:34

Boa tarde, caros colegas.
Aqui no meu estado, o Pará, o diferencial de alíquota não entra na apuração do ICMS, portanto, quando há algum pagamento desta ordem eu lanço na Contabilidade em Despesas Tributárias.
Só que nosso cliente fez um Parcelamento na Sefa sobre este Diferencial e não encontro forma pra lançar esta obrigação. Já criei uma conta no Passivo com o titulo de Parcelamento tal, pra lançar a crédito além dos Encargos, mas não encontro a conta a Débito.
Alguém aí pode me dar uma orientação sobre o assunto?

Abraço a todos
Kely Gonçalves

Hugo Ribeiro
Moderador

Hugo Ribeiro

Moderador , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 21 julho 2012 | 09:57

Kely, bom dia.

Irá debitar o imposto a pagar, que encontra-se em aberto no passivo circulante (Exemplo: ICMS Dif. de Alíquota a Pagar).

No momento do parcelamento irá também debitar os encargos no ATIVO CIRCULANTE (dependendo do prazo do parcelamento, como circulante curto prazo ou despesa do exercício seguinte).

Deverá apropriar a DESPESA efetiva desses encargos pelo regime de competência (quando do pagamento de cada parcela), momento em que debitará encargos, a crédito do ativo.

Att,

Hugo Ribeiro - Cristalina Goiás
[email protected]
Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 08:22

Olá Hugo, ocorre que não tem lançamento no Passivo. Já que aqui no meu estado esse lançamento não faz parte da apuração de ICMS eu lanço em Despesas Tributárias que é no Resultado. Estou mesmo querendo saber como jogar esta despesa para o Passivo. Eu não tenho feito provisão do Diferencial.
Como você lançaria?

Gerson Lins de Miranda Filho

Gerson Lins de Miranda Filho

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 10:43

Cara Kely,

O débito deve acompanhar o FATO GERADOR da diferença de alíquota:
a) se foi compra de mercadorias para estoques, deve ser debitado à conta de estoques;
b) se foi compra de bens para o ativo imbilizado, deve ser lançado à conta de ativo imobilizado;
c) se foi compra de materiais de consumo, deve ser lançado à conta de almoxarifado de materiais de consumo.

Gerson Miranda

Kely Gonçalves

Kely Gonçalves

há 12 anos Segunda-Feira | 23 julho 2012 | 14:41

Gerson, foi compra de Imobilizado. Vou descrever e peço ajuda de vocês para contabilizar.
A empresa é uma Transportadora de Cargas.
Aquisição: Caminhão
Preço da Nota fiscal 195.000,00
Crédito do ICMS (7%) 13.650,00
Difer. de Alíquota 19.500,00

O valor total pago ao Fornecedor foi de R$ 195.000,00 e não tem frete.

Na verdade aconteceram duas compras iguais e daí gerou o débito na Sefa de 39.000,00 + 1.365,02 de Juros + 3.373,49 de Multa parcelados em 10 vezes (R$ 4.373,85)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.