x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 880

Contabilidade no regime de cx

Henrique

Henrique

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:17

Bom dia.

Eu tenho uma divuda sobre a contabilidade no regime de caixa. Onde eu trabalho usavamos o regime de competencia até chegar um "analista" e nos recomendar o primeiro.

Então, a duvida é sobre a contabilização no regime de caixa s/ a folha de pagto . O analista sugeriu a seguinte forma de contabilizar que misturou regime de cx com de competencia:

D -Salario ( despesa )
D - Inss/Fgts/Contribuições ( passivo)
D - honorario/pro-labore ( despesa )
C - Caixa

Isso vai ficar certo?

Claudio Couto Jr.

Claudio Couto Jr.

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 27 julho 2012 | 08:36

Bom dia Colegas...

Acredito que o "analista" se referia a escrituração do LIVRO CAIXA!
Que é diferente de escrituração Contábil! Realmente empresas do Simples Nacional e Lucro Presumido, pode optar por escriturar apenas o Livro Caixa. . Que nada mais é que registrar as operações da empresa pelas Entradas e Saídas de Caixa!!
Nesse Caso não há Contabilidade em si... Apenas o Caixa..

Aconselho a Leitura da NBC T 19.41, que fala da contabilidade para pequenas e médias Empresas.

Att.

Diego Oliveira Santana

Diego Oliveira Santana

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 11:35

Concordo com o que o Guto postou, pois toda e qualquer entidade precisa ter escrituração contábil, com exceção do MEI. O livro caixa serve apenas para fins fiscais.
Desse modo, os lançamentos precisam ser realizados com base no regime de competência.

Diego Oliveira Santana
CRC 1SP292724

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.