x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2.096

acessos 181.343

Eleição 2012, Prestação De Contas

Claudio Ferreira de Souza

Claudio Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 16:38

Problema!

Estou com um candidato eleito que esta com uma sobra de campanha no valor de R$ 16,60 em conta, ele encerrou a conta com esse saldo, pedi ele pra transferir pra conta da Estadual, mas o partido dele se nega a fornecer a conta pra ele porque já tiveram problema anteriormente com sobras de campanha e quer que o partido abra uma local, mas devido a burocracia bancaria e papelada solicitada não vai consegui abrir a conta antes do dia 06/11. E o sistema não permite fechar a prestação dele com sobras e se ele não tivesse sido eleito eu iria fazer um lançamento, como despesas diversas e no texto colocar saldo perdido no banco... Mas ele foi Eleito.

Gostaria de saber se algum dos colegas ja teve este tipo de problema, o cidadão não pode da cheque, a taxa cobrada pelo banco para transferir esse valor para conta de outro banco é de R$ 19,30. Pela legislação ele não pode sacar, e agora.....

anibal alexandre c soares

Anibal Alexandre C Soares

Bronze DIVISÃO 1, Assessor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 16:57

Estou com um problema no fechamento da prestação de contas do partido/comitê financeiro.

O presidente do partido (PSD) no início da prestação de contas, me passou somente um CNPJ como sendo do comitê financeiro para fazer a prestação de contas e abriu a conta com esse CNPJ. Ao fazer a entrega da prestação de contas junto ao cartório, fui informado que aquele cnpj não pertencia ao Comitê Financeiro, mas sim ao Partido. Foi informado um cnpj cadastrado junto ao sistema deles que seria o do Comitê (que nem o presidente tinha conhecimento, e em consequência não abriu conta no banco).
Fui orientado a alterar o cnpj e reenviar a prestação de contas (que não houve movimentação). Isto feito o cartório novamente me devolveu dizendo que tenho que gerar as duas prestações em conjunto, ou seja, do partido e do comitê financeiro em um mesmo protocolo de envio.

Isto é possível? Se for, como processo junto ao SPCE?

TALINE SALVINI

Taline Salvini

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 17:03

ANIBAL!!!

Voce deverá cadastrar o partido e o comite financeiro num único cadastro. Primeiro vc cadastra os dados do partido, depois fecha seleciona o partido e clica em adicionar Comite Financeiro, ai vc cadastra os dados do comite. Quando estiver tudo pronto va em gerar prestação de contas, salve o arquivo, imprima todos os documentos e envie. É tudo junto, vai gerar um único arquivo do partido e comite junto...

anibal alexandre c soares

Anibal Alexandre C Soares

Bronze DIVISÃO 1, Assessor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 17:05

Taline Salvini

ANIBAL!!!

Voce deverá cadastrar o partido e o comite financeiro num único cadastro. Primeiro vc cadastra os dados do partido, depois fecha seleciona o partido e clica em adicionar Comite Financeiro, ai vc cadastra os dados do comite. Quando estiver tudo pronto va em gerar prestação de contas, salve o arquivo, imprima todos os documentos e envie. É tudo junto, vai gerar um único arquivo do partido e comite junto...


Valeu Taline, vou tentar aqui.

TALINE SALVINI

Taline Salvini

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 17:09

CLAUDIO!!!

O banco não pode encerrar a conta sem estar zerada... A Direção Estadual deverá fornecer os dados da conta para deposito ou então deverá pedir para o partido nacional. Se eles não quiserem que seja efetuado o deposito peça para justificarem por escrito, pelo menos vc terá uma justificativa. Já que ele não pode mais emitir cheque, poderá sacar o dinheiro direto no caixa e depositar na conta do partido, sem custos...

anibal alexandre c soares

Anibal Alexandre C Soares

Bronze DIVISÃO 1, Assessor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 17:23

Taline,

Se ainda estiver ON, ou outro colega que possa ajudar, cadastrei a Direção Partidária usando o CNPJ do Partido e cadastrei a conta aberta no banco do brasil neste cadastro.

Ao incluir o comitê financeiro ele não deixa incluir o CNPJ do Comitê. E também não foi aberta conta para este CNPJ (eles abriram a conta somente do cnpj do partido, achando que aquele era o do comitê, embora a movimentação tenha sido zerada).

Como faço a partir desses fatos?

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 18:47

Pessoal, estou com conciliação bancária a fazer, porém não sei como fazer corretamente. Ao marcar "Conciliar banco" lá na conta, o que devo preencher no saldo SF ?

O que ainda não caiu eu devo lançar a DEBITO, e isso deverá zerar o DRD ?

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Geroncio Maia

Geroncio Maia

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 19:04

OLa Pessoal,

Dois candidatos a vereadores vieram hoje a tarde, perguntando se eu poderia fazer uma prestação de contas, visto que quem fez as anteriores não poderia realizar a última. Acontece que não fiz nenhuma prestação de contas eleitoral. Alguém poderia fornecer dados ou dica como proceder na realização da prestação de contas.

Welber Junio Evangelista Pereira

Welber Junio Evangelista Pereira

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:23

Claudio Ferreira de Souza

Estou com um candidato eleito que esta com uma sobra de campanha no valor de R$ 16,60 em conta, ele encerrou a conta com esse saldo, pedi ele pra transferir pra conta da Estadual, mas o partido dele se nega a fornecer a conta pra ele porque já tiveram problema anteriormente com sobras de campanha e quer que o partido abra uma local, mas devido a burocracia bancaria e papelada solicitada não vai consegui abrir a conta antes do dia 06/11. E o sistema não permite fechar a prestação dele com sobras e se ele não tivesse sido eleito eu iria fazer um lançamento, como despesas diversas e no texto colocar saldo perdido no banco... Mas ele foi Eleito.

Gostaria de saber se algum dos colegas ja teve este tipo de problema, o cidadão não pode da cheque, a taxa cobrada pelo banco para transferir esse valor para conta de outro banco é de R$ 19,30. Pela legislação ele não pode sacar, e agora.....



Faça como eu fisso, coloque esse saldo para eventuais taxas decorrente até o encerramento da conta, lançe ela como no dia 06/10 e especifique como valor referente taxas futuras para não negativar a conta futuramente, a justiça vai entender.


Boa NOite!

Cleiton Rocha

Cleiton Rocha

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:29

LUCAS,

Entendi... o valor também é bem irrisório né, 68 centavos.
O procedimento correto é sacar e depositar, ou fazer um cheque/transferencia ?
O pessoal do banco está informando que nós é que devemos fechar a conta corrente, e não é fechada automaticamente no dia 31/12/2012.
Procurei na legislação e não encontrei nada... tem alguma informação ?


O procedimento é fazer o depósito em cheque ou transferência. Não pode sacar.
A Legislação é a Carta Circurlar do Banco Central 3551, de 15/05/2012.

Welber Junio Evangelista Pereira

Welber Junio Evangelista Pereira

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:29

Lucas Trentin Zandoná

Pessoal, estou com conciliação bancária a fazer, porém não sei como fazer corretamente. Ao marcar "Conciliar banco" lá na conta, o que devo preencher no saldo SF ?

O que ainda não caiu eu devo lançar a DEBITO, e isso deverá zerar o DRD ?


Coloque o saldo atual do extrato, e lançe os debitos (cheques) que ainda vão cair, destine uma pequena taxa para eventuais taxas do banco, pode ser a diferença que sobrou das despesas que você mesmo disse.E não deixe de cadastrar em despesas-Encargos Financeiros- e não deixe de citar que é destinados as eventuais taxas futuras no campo de detalhes.

MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:30

Welber, mais uma dúvida.
Porque não existe a peça "Demonstrativo de Sobras Financeiras"?
E ainda, também somente para confirmar:
Na tela "CONTAS BANCÁRIAS SOBRAS DE CAMPANHA" eu devo informar os dados do CNPJ e nome do partido para o qual o saldo está sendo transferido? E também a conta, agência e banco do Partido, Ok!

Welber Junio Evangelista Pereira

Welber Junio Evangelista Pereira

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:35

Claudio Ferreira de Souza

Gostaria de saber se algum dos colegas ja teve este tipo de problema, o cidadão não pode da cheque, a taxa cobrada pelo banco para transferir esse valor para conta de outro banco é de R$ 19,30. Pela legislação ele não pode sacar, e agora.....




Destine esse valor taxas futuras do banco assim você declara o valor para eventuais taxas a ser cobrada do banco, prevenindo assim a sua conta não entrar em negativação.

Welber Junio Evangelista Pereira

Welber Junio Evangelista Pereira

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:39

Mello

Welber, mais uma dúvida.
Porque não existe a peça "Demonstrativo de Sobras Financeiras"?
E ainda, também somente para confirmar:
Na tela "CONTAS BANCÁRIAS SOBRAS DE CAMPANHA" eu devo informar os dados do CNPJ e nome do partido para o qual o saldo está sendo transferido? E também a conta, agência e banco do Partido, Ok!


CNPJ do partido de sua instancia (estadual, municipal, nacional), agencia, banco, conta, do destinatário.Assim como tem que indentificar na transferência para essa mesma conta com o CNPJ e o nome do doador.
Não existe e não precisa de colocar valores que foi transferido ao partido, apenas os dados da conta, a justiça entende que o valor das sobras vai ser repassado para a conta assim não havendo necessidade de demostrativo, apenas faça um declaração de sobra de campanha e junte ao extrato que comprova que você depositou na conta informada.

MELLO

Mello

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:42

Ok. E quanto ao Demonstrativo dessa tela. Porque o sistema não a disponibiliza para compor a prestação de contas (sobra de campanha e transferência). Sabe explicar? Seria interessante se existisse tambem essa peça.

Welber Junio Evangelista Pereira

Welber Junio Evangelista Pereira

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:48

Mello

Ok. E quanto ao Demonstrativo dessa tela. Porque o sistema não a disponibiliza para compor a prestação de contas (sobra de campanha e transferência). Sabe explicar? Seria interessante se existisse tambem essa peça.


Deveria ter mesmo, mais o ching ling não tem rsrs

Mas eu penso que as sobras podem mudar seu valor uma vez o saldo dinâmico pode aumentar e diminuir dependendo do que sobrar da conta e outra ouvi dizer que dia 31/12 as despesas não serem compensada, a justiça deposita o valor da conta para a conta do partido informado na sobra de campanha e encerra.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 21:58

Welber Junio Evangelista Pereira

Essas "futuras taxas" precisa conciliar correto ?
Lançando como DEBITO, e ficando em Despesa lançada mas não paga né

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
Rosilene

Rosilene

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 22:16

Tatiana Molina,
Comigo aconteceu isso, tive que retificar um candidato, então imprimi as peças novamente e vão levar as duas assinadas ao cartório, lá eles decidem o que fazer, se precisar bem, se não devolve...

Claudio Ferreira de Souza

Claudio Ferreira de Souza

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 1 novembro 2012 | 23:46

Taline Salvini

CLAUDIO!!!

O banco não pode encerrar a conta sem estar zerada... A Direção Estadual deverá fornecer os dados da conta para deposito ou então deverá pedir para o partido nacional. Se eles não quiserem que seja efetuado o deposito peça para justificarem por escrito, pelo menos vc terá uma justificativa. Já que ele não pode mais emitir cheque, poderá sacar o dinheiro direto no caixa e depositar na conta do partido, sem custos...


Existe muita coisa que o banco não pode mais eles passam por cima, porque a corda sempre arrebenta pro lado do candidato.

O Bradesco encerrou umas três ou quatro contas com saldo variando entre R$ 0,30 até R$ 30,00, e agora os candidatos estão passando apuros para resolver isso, porque mesmo que ele tirem o dinheiro do bolso e façam o deposito na conta especifica, o Banco não libera o extrato integral, tem apenas o extrato com saldo.

Estou fazendo a prestação de contas em duas cidades, em uma os candidatos bateu o pé e o Banco estornou todas as tarifas cobradas.
Na outra o mesmo banco Bradesco, não devolve, pois de acordo com o gerente tem base legal para cobrar, cada deposito eles cobram 2,90 e cobram por folha de cheque utilizada e por excesso de guinchê, tem um candidato que ja pagou mais ou menos uns R$ 300,00 só de tarifas e o Banco não quer encerrar a conta dele de jeito nenhum alegando que houve uma devolução de cheque na conta e que o banco somente autorizará o encerramento da mesma após a cobrança da tarifa que é automática por volta do dia 07/11/2012.

O ultimo dia para entregar as prestações é dia 06/11/2012, liguei falei com o gerente tentei todos os meios amigáveis ele não aceita, liguei no TRE o responsável disse que o Banco não tem obrigação de encerrar, então lancei a prestação de contas e segunda-feira vou entregar ela sem fechar a conta.... Pois hoje o TRE não funcionou, amanhã é feriado, depois sábado e domingo e ainda tenho uma majoritaria e 7 vereadores para fechar a prestação de contas e um deles esta internado desde o dia da eleição pois sofreu um acidente, affff, mais faz parte Graças a Deus temos problemas para resolver, senão não teriamos pra q lutar e demonstrar o valor de nossa profissão, rsrsrsrsrsrs.

"O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina, o vencedor nunca desiste." (Norman Vicente Peale) Vamos até o fim....

Welber Junio Evangelista Pereira

Welber Junio Evangelista Pereira

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 07:44

Lucas Trentin Zandoná

Essas "futuras taxas" precisa conciliar correto ?
Lançando como DEBITO, e ficando em Despesa lançada mas não paga né


Sim, lança na conciliação apenas o valor que não foi pago com taxas ainda, por exemplo colcou 10,00 R$ em despesas como encargos futuros, assim em determinada data entrou 3,00 R$ então você cadastra esses 3,00R$ como pagamento na data que a taxa entrou, os 7,0 R$ você coloca na conciliação bancaria e cadastre como pagamento o restante do valor os 7,0 R$ na data que você fizer a conciliação, assim seu DRD está zerado.

Lucas Trentin Zandoná

Lucas Trentin Zandoná

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 11:18

Welber Junio Evangelista Pereira

Opa, valeu Welber. Brigadão !! Adicionei vc no msn esses dias, mas acho que não chegou ae...

Não faças do amanhã o sinônimo de nunca, nem o ontem te seja o mesmo que nunca mais.
Teus passos ficaram. Olhes para trás ...
Mas vá em frente pois há muitos que precisam que chegues para poderem seguir-te.
Charles Spencer Chaplin Jr.
LUIZ ANTONIO DA SILVA

Luiz Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 11:46

Pessoal, Candidato foi ao Banco e encerreou a conta corrente, porém, tinha despesas de gastos com Combustiveis em aberto, no valor de 300,01, onde o posto de gasolina já havia emitido a NFe com data de 05/10/12.
Como não tinha mais cheque e a conta já havia sido encerrada pagou em dinheiro para nã ficar devendo.
O que fazer neste caso?
Situações verificadas: 1 - Ao lançar a despensa no SPCE e fazer constar pagamento em especie, gera mensagem "Valor maior que o limite permitido. Despesas em espécie devem ser pagas com valor máximo de R$300,00".
2 - Em doações recebidas não há recebimento em especie, assim não consigo emitir recibo de doação recebida;
3 - No DRD consta apuração apuração de Saldo Financeiro Negativo, valor 300,01.

Luiz Antônio da Silva
Contador e Adm. Empresas
https://www.consilsb.com.br
LUIZ ANTONIO DA SILVA

Luiz Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 11:52

Outra Situação:

Candidato com sobra de campanha valor 13,09. Fez cheque zerando sua conta e depositou na conta de Campanha do Partido.
Não há como estonar o valor pois, no ato que zerou a conta, também a encerrou.
Como havia fornecido o nº da conta que depositou a sobra de campanha, foi feito o registro no SPCE e sua prestação de contas final transmitida.
Nesse caso, optamos por emitir um cheque no mesmo valor na conta do Partido e depositar na conta de movimentação normal.
Agora, podemos alterar o nº da conta no SPCE errada e transmitir novamente a Prestação de Contas Final?

Luiz Antônio da Silva
Contador e Adm. Empresas
https://www.consilsb.com.br
Welber Junio Evangelista Pereira

Welber Junio Evangelista Pereira

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Informática
há 11 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 12:00

Faz tempo que não entro Lucas, mais tem que fazer toda a movimetação da conciliação para encerrar a conta, recomendo que entregue a consiliação e somente depois encerre a conta, porque se tiver delichencia ou se intimar para correção você vai precisar da conta bancária.

LUIZ ANTONIO DA SILVA

Luiz Antonio da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 2 novembro 2012 | 14:07

Tatiana,

No SPCE tem uma Receita referente rendimentos de aplicação financeira.
O trabalho será para o candidato com grande movimentação, onde terá que somar o total aplicado, identificar o rendimento a cada resgate e lançar.

Luiz Antônio da Silva
Contador e Adm. Empresas
https://www.consilsb.com.br
Página 60 de 70

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.