x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 19.069

Documentação Cliente x Honorários Atrasados

Richard Magalhães Penha da Silva

Richard Magalhães Penha da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 12:16

Amigos, bom dia!

Estou com a seguinte situação:

Um cliente está com os honorários atrasados há cerca de 6 meses.
Agora ele disse que vai fazer a contabilidade com um amigo que decidiu não cobrá-lo, mas quer que eu o envie toda a documentação da empresa que tenho posse.

Gostaria de saber se posso respondê-lo, dizendo que entregarei a documentação assim que ele quitar o débito, ou se tenho por obrigação que entregá-lo o que foi me solicitado.

Desde já agradeço a ajuda.


Abraço.

Mikael Oliveira

Mikael Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Consultor(a)
há 11 anos Terça-Feira | 31 julho 2012 | 14:13

Está previsto no código de ética.

"As coisas podem chegar àqueles que esperam, mas serão apenas as coisas deixadas para trás por aqueles que agem" Abraham Lincoln
ESPERAR SOMENTE EM DEUS!
Rafael Bueno de Moraes

Rafael Bueno de Moraes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 10:50

Uma alternativa que você pode usar agora em diante é cobrar seus honorários com boleto bancário com ordem de protesto (caso nao comprometer sua relação com clientes). Esse artifício é um encentivo a mais para os clientes quitarem seus honorários em dia, porém é delicado tomar tal atitude, por isso cheque primeiro se nao haverá desconforto por conta dos clientes.

Edval Gomes Cardoso

Edval Gomes Cardoso

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 10:56

Caro Richard,

Os documentos você não pode reter, no entanto recomendo entregar os documentos com protolo e neste mesmo protocolo inserir uma confissão de dívida.

EDVAL G. CARDOSO CONTADOR
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 2 agosto 2012 | 11:04

Bom dia,

É importante frisar que a documentação pertence a empresa e não pode ser retida pelo contabilista sob qualquer pretexto.

Reter abusivamente documentos quando da troca de profissional por parte do cliente, extraviar ou danificá-los, quando os mesmos forem deixados em confiança sob responsabilidade do profissional no decorrer da prestação dos serviços.

O não pagamento dos honorários contábeis, neste caso cabe ao contabilista cobrar os seus direitos junto a justiça comum.

Fonte: Crc-Sc

"100% focado onde houver 1% de chance"
Phillipe Gambôa
Consultor Especial

Phillipe Gambôa

Consultor Especial , Gestor(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 09:47

Opte por cobrança via boleto bancário podendo protestar caso não seje pago. Honorários em papel impresso ou em recibo e escrito a mão vendidos em papelaria é furada.

Aqui colocamos cobrança da Caixa Ecônomica.

-----
Abertura, alterações e baixas em PE
Revisão de processos
Implantação de padronização em escritórios contábeis
Consultoria e assessoria empresarial
Auditoria para escritórios e gestão de processos internos
-----
Orçamento gratuito
-----
Tel/Whats - (81) 99801.9055
Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2012 | 09:53

Os Conselhos Regionais de Contabilidade, sempre recomendam que, seja enviado uma Notificação ao cliente sobre possíveis problemas com documentos ou falta de pagamento dos honorários contábeis, além de utilizar-se de outros meios para efetuar a cobrança.

Tal procedimento é para resguardar os direitos do contabilista, assim, a empresa/cliente não poderá alegar que não tinha conhecimento
das possíveis pendências ou débitos, sejam eles contra o escritório
ou de ordem tributária.

A classe contábil, deve zelar pela sua conduta e conhecimento.

Comunicar sempre todos os fatos e registra-los.

Sds...

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.