x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.797

Ajuste em Saldo Bancario Incorreto

Rafael Bueno de Moraes

Rafael Bueno de Moraes

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 10:18

Prezados Colegas, pesquisei sobre o assunto e nao encontrei nada a respeito da seguinte indagação:

Uma determinada entidade se encontra com a contabilização dos Bancos Conta Movimento (AC) com saldos diferentes da realidade pelo motivo do não lançamento de recebimento de clientes, tal se fez pela empresa ter enviado relatórios inconsistentes para à contabilidade.

O agravante é que a empresa não possui controle dos valores recebidos anteriormente, ou seja, não existe documentos hábeis para comprovar os valores de entrada em conta bancária.

Pode agora se fazer um ajuste debitando as contas Banco Movimento e creditando clientes mesmo sem ter documentos comprovantes? Quais os riscos perante o fisco tal atitude causaria?

Desde já obrigado!

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 11:34

Prezado Rafael,

A conta Clientes encontra-se conciliada (saldo contábil = saldo real)? O mesmo serve para a conta Caixa. Caso sim, você não poderá realizar tal contabilização. Antes de tomar qualquer atitude verifique tais questões.

At.
Marcos Vinicius

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 11:35

Bom dia Rafael.

Esse é um problema muito serio mas tem que ser encarado.
Entenda uma coisa: Do jeito que esta é errado e vai continuar errado. Se voce acertar, até agora estava errado mas daqui para a frente estara certo.
Então, aconselho o companheiro a contatar os responsaveis pela entidade e expor a situação a fim de se acertar daqui para a frente.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Rafael Bueno de Moraes

Rafael Bueno de Moraes

há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 13:29

Respondendo ao Marcos Vinicius, não, a conta clientes não foi conciliada por falta de informações mesmo. Agora estão implantando um sistema e irá melhorar o controle e qualidade das informações. Vocês ja se viram na mesma situação? Qual foi o desfexo?

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 14:52

Rafael,
Dando um pitaco no assunto, eu faria como o Carlos Alberto te orientou, já que você não tem outra opção; nestes casos eu costumo fazer um documento escrito e peço os administradores para assinar; eu faço tudo para não usar os beneficios destes lançamentos(tipo aproveitamento de caixa) para não omitir receita, causando automaticamente uma sonegação.

Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
Rafael Bueno de Moraes

Rafael Bueno de Moraes

há 12 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2012 | 15:24

No caso quanto a tributação não interefirá pois se trata de uma empresa lucro presumido, além de ser ajustes patrimoniais não interferindo em contas de resultado, porém não tenho experiencia com fiscalizações e auditorias, daí vem meu receito de até que ponto pode se corrigir balanços, sendo que em hipotese nenhuma se trata de distorção dos fatos, e sim de um erro cometido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.