x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 641

Escrituração entre Matriz e Filial

ALETEIA VANESSA GONÇALVES

Aleteia Vanessa Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 12 anos Terça-Feira | 14 agosto 2012 | 16:06

Boa tarde,

Tenho uma NF de prestação de serviços de terceiros que foi emitida no CNPJ da empresa Matriz. Só que este serviço também foi prestado em mais 3 filiais.
O sistema ERP da empresa, é interligado (contabilidade, fiscal e gerencial), e não possui um sistema de rateio interno ou centro de custos entre as empresas.
Eu preciso lançar esta NF no fiscal, mas também fazer a divisao dessa despesa com as outras filiais.
Há uma maneira de fazer esse rateio sem infringir os principios e regras contabeis?
Eu posso lançar nas filiais um crédito para Matriz, ou algo parecido?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Sábado | 18 agosto 2012 | 18:23

Aleteia Vanessa Gonçalves
Boa noite


Normalmente os rateios são feitos pelo proprio sistema, se o seu não tem acredito que vc não conseguirá segregar os lançamentos (a sistemas que bloqueiam isso.. sugiro que contate a empresa de software).

De qq forma é importante que vc observe tb se a matriz e as filiais pertecem ao mesmo municipio para que a empresa não cometa infração na legislação municipal.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.