x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 553

Acerto saldo de 2011

Renato Gomes

Renato Gomes

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2012 | 17:05

Boa tarde, pessoal!

Estou com um problema de acerto de saldo para ser resolvido, e por estar iniciando estou com algumas dúvidas.

A empresa possui uma conta no banco ABC.
Em 31/12/11 o saldo no extrato oficial era: (R$ 10.000,00)
Em 31/12/11 o saldo contábil está: (R$ 5.500,00)

Obs.: Este saldo negativo na verdade, é da conta garantida, porém o banco unifica com o saldo da conta como sendo 1 conta só, o que me dificultou ainda mais.

Como era realizado por um escritório de contabilidade, a devida operação que deveria ser abrir uma conta no PC com título de "Empréstimo Cta.Gar." e lançar os valores de lá para o banco e depois com as duplicatas calcionadas fazer as baixas da conta do "Empréstimo Cta.Gar." contra o cliente e também reconhecer os juros e IOF do mês não foi realizado, está uma bagunça o balanço da empresa, e estou acertando aos poucos.

Mas justamente este acerto da conta garantida junto com o saldo do banco eu não sei como fazer para acertar.

Eu sei que meu saldo no banco tem de ser "0".
Meu empréstimo no PC tem de ser o saldo em 31/12/11 = R$ 10.000,00

Pensei em:
D - Banco
C - Empréstimo (5.500)
Assim "zero" o banco cta. movimento

Mas e os outros 4.500 que precisam estar presentes na conta do "Empréstimo Cta.Gar.", qual a contrapartida?

Outra coisa...
Os títulos que estão caucaionados, preciso fazer uma redutora de clientes para só depois então "matar" contra a conta de "Empréstimo Cta.Gar."?

T+
Obrigado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.