x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 736

Encerramento Contábil

Flavia Teles

Flavia Teles

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a) Informática
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 10:21

Bom dia.

Pessoal preciso de uma ajuda. Sou analista de sistema por formação e confesso que meus conhecimentos contábeis são limitados.
Nossa empresa passou por um problema na entrega do Sped Contábil desse ano e estamos desde então em pé de guerra com a TOTVS (empresa responsável pela geração do arquivo).

O que acontece é que passamos por uma cisão neste ano, e foi necessário fazer um encerramento contábil no período relativo a cisão (01/01/12 a 01/02/12).

O encerramento foi feito com o procedimento normal, porém os dados não entraram para o SPED Contábil e a TOTVS alega que o problema está porque no dia do encerramento contábil (01/02/12) há diversos lançamentos de movimentações nas nossas contas, e segundo eles isso não é permitido.

A contadora da empresa afirma que isso não existe, e que podemos sim ter outras movimentações fora as de encerramento na data, só que para provar isso a TOTVS eu precisaria de algo com mais fundamento.

Vocês saberiam me dizer se isso é possível ou não? Contabilmente existe algo que me impeça de ter lançamentos de outros tipos, fora os de encerramento na data do encerramento contábil?

Desde já agradeço a atenção e ajuda de todos.
Flavia Teles

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2012 | 13:59

Prezada Flavia,

Também sou usuário da TOTVS e essa informação é infundada. Vamos considerar numa situação normal de enceramento de exercício, dia 31/12/XX (que é um dia normal a qualquer outro), nessa data realizamos diversos lançamentos além dos referentes ao enceramento do exercício, como por exemplo: depreciação, reconhecimento de PDD, pagamentos e muitos outros.

Partindo desse principio está comprovado a incoerência da informação fornecida pelo analista do sistema da TOTVS.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.