x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 781

Contabilidade 3º Setor

GLEYSON LIMA CRUZ

Gleyson Lima Cruz

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 15:17

Prezados,
Ouvi um amigo falar que terá de refazer uma contabilidade que foi feita de forma comercial em uma instituição do 3º setor. O que difere a contabilidade comercial da contabilidade do 3º setor??? Quais são as principais caracteristicas da contabilidade do 3ºsetor além da nomeclatura das contas que são adaptadas??? Tem alguma conta que tenha tratamento especial ???

Grato!

Até mais...

Gleyson Cruz
Assessor Contábil
98 8730-3265
98 8226-1249
Jorge CAmilo

Jorge Camilo

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 15:43

BOa Tarde Gleyson,

A estrutura patrimonial definida pela Lei das Sociedades por Ações (Lei 6404/1976) é a base da contabilidade do terceiro setor.
Entretanto, algumas adaptações devem ser feitas e dizem respeito, principalmente, à nomenclatura de algumas contas a serem utilizadas.

A Equação patrimonial não se altera mas, o titulo sim que fica com a seguinte nomenclatura : Patrimônio Social = ATIVO - PASSIVO

Outras características distintivas da contabilidade do terceiro setor:

1) Aplicam-se a essas entidades os Princípios Fundamentais de Contabilidade, bem com as Normas Brasileiras de Contabilidade e suas Interpretações Técnicas e Comunicados Técnicos, editados pelo Conselho Federal de Contabilidade.

2) As entidades sem finalidade de lucro são aquelas em que o resultado positivo não é destinado aos detentores do patrimônio líquido e o lucro ou prejuízo são denominados, respectivamente, de superávit ou déficit.

3) O valor do superávit ou déficit do exercício deve ser registrado na conta Superávit ou Déficit do Exercício enquanto não aprovado pela assembléia dos associados e após a sua aprovação, deve ser transferido para a conta Patrimônio Social.


Na dúvida consulte o terceiro setor

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.