x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 11.279

Livro de contabilidade para construção civil

Carla Janaína Berto

Carla Janaína Berto

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 17:46

Boa Tarde!
Comecei a trabalhar em uma incorporadora e estou com algumas dúvidas sobre as paticularidades de suas contabilizações, principalmente no que diz respeito a apropriação de Receitas e Custos, será que alguem teria um livro bom sobre contabilidade no ramo de construção civil ou mesmo um curso para me indicar?

HALISSON LUIZ DE LIMA

Halisson Luiz de Lima

Bronze DIVISÃO 2, Gerente
há 11 anos Terça-Feira | 21 agosto 2012 | 17:53

Olha sou acadêmico, trabalho em uma empresa que faz a contabilidade de uma construtora, e faço a parte dos lançametos e impostos, custos ainda não aprendi, porém estou lendo o livro Contabilidade da Construção Civil e Atividade Imobiliária de Magnus Amaral da Costa, 2ª Edição, bem fácil de entender.ok.

ANDRE LUIZ FREITAS DOS  SANTOS

Andre Luiz Freitas dos Santos

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 11:45

Olha isso depende muito você tem que observas alguns aspectos

PRIMEIRO
As literaturas existentes abordando sobre construção civil disponiveis ainda não contemplam a mudanças implementadas pelo IFRS/CPC do CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE e as NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE.

SEGUNDO
A atividade se for de incorporação imobiliária requer um sistem de custos muito especifico que chamamos de (custo incorrido/orçado), controlado via mapa de lucro imobiliário, isso não se ensina em bancos acadêmicos não existem matérias especificas na grade das universidade por se tratar de um tema de alta complexidade de entendimento e aplicação. Se a atividade for empreitada obras públicas e privadas a contabilização dos custos e direta, observando que em ambos os casos o tratamento da receita tributável (incorporação e obras públicas), deve ser tributado mediante as especificações de cada situação e atividade, o que você tem que consultar a legislação pertinente ao assunto.

TERCEIRO
Você na minha opinião deve procurar entender contabilidade em linhas gerais, e já para uma visão de mudança ter em mãos a CPC numero 17 que trata sobre contratos de construção (receita e custos).

QUARTO
Contabilidade de construção civil dependendo do porte da empresa deve ter um acompanhamento de uma empresa especializada ou contador com experiência no ramo. Em se tratando de conhecimento acredito que as obras como disse anteriormente não tem publicações que trata dentro das novas normas de contabilidade. Os livros anteriores você pode comprar claro, mas mudou muito depois disso, e o ideal é você depois ler a CPC nr. 17 na página https://www.cpc.org.br

Espero de alguma forma ter colaborado com você.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.