x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.610

Motivos de Baixa de Imobilizado (Patrimônio)

Sérgio Sampaio Garcia

Sérgio Sampaio Garcia

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 11:08

Bom dia a todos.

Tenho um controle de patrimônio e nele preciso acrescentar as baixas dos Bens, mas quais são os tipos de baixa? Sei que para Venda, Sucata e Doação é necessário emitir uma Nota Fiscal, mas em caso de perda e roubo, por exemplo, peguei o metrô e perdi o notebook da empresa que fica sobre minha responsabilidade, como devo proceder na baixa de Bens do Ativo (Patrimônio)?
Grato.

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2012 | 13:38

Prezado Sérgio,

Nessa situação existem dois pontos a serem vistos. Primeiro a nível de pessoa física, creio que você tenha se dirigido para uma delegacia para elaborar um Boletim de Ocorrência, inclusive, para ficar precavido por possíveis usos das informações da empresa contidas no notebook. E com base nesse B.O. você emitirá uma nota fiscal com o CFOP 5.927 - Lançamento efetuado a título de baixa decorrente de perda, roubo ou deterioração.

At.
Marcos Vinicius

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.