x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 668

Vera Maura

Vera Maura

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 16:37

Olá boa tarde!
Estou com uma dúvida terrível, é o sgte:
Entrou para mim uma empresa que presta serviços, emite uma Nota fiscal de serviços e uma nota fiscal de taxa de mobilização de equipamento. A nota fiscal de serviço tem retenção de ISS, já a de taxa de mobilização não tem retenção. Porém na Prefeitura ela tem em seu cadastro serviços onde a porcentagem é de 2%. Minha duvida é, na hora de escriturar essas notas, escrituro com a retenção para ambas ou só para a de serviço? Porque vai gerar um débito.

Francisco Avelino Jorge

Francisco Avelino Jorge

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 29 agosto 2012 | 20:12

boa noite Vera,
Aqui no fórum tem muita matéria sobre a contabilização da nota fiscal com retenção do ISS.
Você deve escriturá-las conforme a tributação de cada. Aquela com imposto retido você deverá pagar realmente o imposto retido.
O imposto retido é descontado do valor do serviço e recolhido para o município. Por exemplo uma nota de R$100,00 de serviço com iss de 2% retido tem como valor liquido o valor de R$98,00.

Pagto ao fornecedor R$98,00.
Recolhimento iss Retido R$2,00.

Atenc.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.