x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 14.482

Gastos com Paisagismo

Jacira

Jacira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 11:00

Minha empresa realizou gastos com paisagismo e gostaria de saber como seria o lançamento contábil desse gasto, uma vez que o valor desenbolsado foi razoavelmente alto. Seria uma despesa normal ou seria classificado como uma benfeitoria?

Carlos Alberto Barbosa Muller

Carlos Alberto Barbosa Muller

Prata DIVISÃO 4, Proprietário(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 14:49

Boa tarde Jacira.

Normalmente, paisagismo é benfeitoria.

Atenciosamente,

Carlos Muller

MULLER - Assessoria Contabil e Sistemas
Rua Clara Camarão, 549 - Jd Amazonas
13044-390 - Campinas - SP
Fone:(19)2121-2593 - Cel:(19)8142-8004
Jacira

Jacira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 15:30

Certo, daí surge a dúvida maior, se eu posso lançá-lo no imobilizado como benfeitoria em imóvel próprio, sendo essa benfeitoria não aumentou a vida útil do imovel. Posso ou não imobilizar essa benfeitoria?

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 15:50

Boa Tarde, Jacira.

1)Primeiro é necessário definir o tipo de paisagismo que está sendo feito no imóvel. Vejo o paisagismo como uma benfeitoria no imóvel (conforme o colega Carlos frisou), caracterizando-se "instalações";como tal, devemos imobilizar seu custo.

2) Sendo imobilizado, classifico o paisagismo na conta INSTALAÇÕES sujeito à taxa de depreciação (fiscal) em 10% ao ano, criando uma conta própria denominada de Paisagismo Frente Prédio A, por exemplo.

Veja, Jacira, este pisagismo não aumento o valor do imóvel em si, mas agregou mais valor a este imóvel numa eventual alienação.

Base legal:
. RIR/1999, art. 310 e IN-RF nº 162/1998 e 130/1999.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
Jacira

Jacira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 31 agosto 2012 | 16:48

Obrigada caros colegas (Carlos Alberto e Ronaldo Valério) por enriquecer meu conhecimento. Será de grande valia as informações que foram compartilhadas comigo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.