x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.986

Matéria prima - revenda de MP

Bina

Bina

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 4 setembro 2012 | 10:23

Bom dia,

Como fazer o lançamento do CUSTO DE ESTOQUE para as peças que compro como matéria prima, porém faço uma venda para as mesmas ?

Isso ocorre porque muitas vezes o meu cliente precisa de uma peça para colocar em sua máquina e como nós temos sempre em estoque fazemos a revenda deste produto.
Conclusão - eu compro a peça como MP e saí como revenda.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 09:25

Olá bina Bom dia!

Olha, está é uma questão que a empresa deveria tentar controlar na hora da entrada, deixando uma quantidade estimada para revenda, e com isso a entrada seria registradal como compra de mercadorias para revenda.

Agora, o que poderia se fazer neste caso é um lançamento de transferência da conta de Matéria Prima para a conta Mercadorias para Revenda nos valores das notas fiscais emitidas de revendas de mercadorias.

Abraços

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
Bina

Bina

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 10:05

Bom dia Gilberto,

Obrigada pelo retorno.

Mas temos um outro problema, esta "revenda" de MP é esporadicamente, então não tem como eu fazer uma estimativa de que aquele material será separado para revenda.

Você acha que após a venda desta MP, no final do mês eu faria a transferência deste custo para a conta de estoque de revenda ? ou você tem uma outra sugestão ?

Att,

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2012 | 11:07

A classificação na aquisição de mercadorias em MP, Merc. Revenda, Material de Consumo ou Imobilizado é feita na entrada de acordo com a destinação da mercadoria dentro da empresa.

Estas aquisições foram classificadas como MP, mas no momento que a empresa revende, já não é mais MP e sim mercadoria para revenda, portando você já não está mais vendendo MP e sim mercadoria adquirida que irá revender.

Creio que a solução seria ao efetuar a venda utilizar o CFOP 5.102/6.102, e no final do mês fazer a transferência deste custo de aquisição para a conta de Compra de Merc. p/Revenda.

Bom trabalho.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.