x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 10

acessos 7.161

Contabilização Filial

Patrícia Cerqueira

Patrícia Cerqueira

Prata DIVISÃO 1, Assessor(a) Contabilidade
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 10:57

Bom dia !

Preciso de esclarecimento em relação contabilização filial.Nos balanços anteriores da empresa, a contadora não lançou os capitais da 2 filiais existentes, e agora como faço para retificar isto no balanço atual ? e como seria esse lançamentos ?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 17 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2007 | 16:41

Primeiro de tudo vamos fazer um breve comentário. É de praxe as empresas ao constituires filias, atribuirem um valor para o capital daquela filial, por exemplo, o capital da sociedade é de R$ 50.000,00, no ato de constituição da filial lhe é atribuido um capital no valor de 10% do capital da empresa. Nesse caso, não houve alteração do patrimonio nem para mais nem para menos e conseguinte não há necessidade de fazer nenhum tipo de lançamento na contabilidade referente ao capital da filial, uma vez que não houve ingresso de novos recursos, de repente pode ser este o caso dessas suas filiais.

Bem, não sendo o caso, ai sim podemos a começar a ficar preocupados, mas só depois que você verificar isto Ok? fico no aguardo.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
José Celestino de Castro Neto

José Celestino de Castro Neto

Bronze DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Domingo | 6 janeiro 2008 | 11:00

Bom dia Caros Consultores.

Tenho uma dúvida sobre o lançamento contábil de uma filial do comércio. A matriz é uma Industria de confecções e a filial é uma loja de confecções desta industria. 1º a Filial deve ter um plano de conta diferente da matriz. Se não, como devo fazer os lançamentos contábeis da filial no plano de conta da matriz. Exemplo: estoque, caixa, despesas com pessoal, etc..

Desde já, agradeço pela compreenção.

Atenciosamente,

NETO..

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 16 anos Domingo | 6 janeiro 2008 | 17:51

Boa tarde José,

Não imagine que a despeito de a matriz ser a indústria e a filial comércio, sejam também empresas diferentes. Seu raciocínio deve prender-se ao fato de que a empresa é uma só, independentemente de quantas filiais possa ter.

Em outras palavras, você tem uma empresa com filiais cuja atividade é a industrialização e a comercialização de confecções, e não uma matriz e uma filial como se fossem duas empresas cada uma explorando uma atividade.

Pelo exposto fica fácil deduzir que o plano de contas é o mesmo para as duas unidades, se for diferente, você terá sérios problemas quando da consolidação.

...

Ciliana

Ciliana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 12:46

Boa Tarde,

Tenho um dúvida quanto ao lançamento contábil da filial em um plano de contas centralizado: a matriz fez pagamento da compra de mercadoria da filial na conta bancária matriz. Então não sei se pode ficar assim ou tem que separar tudo, matriz com sua conta bancária e filial também?

Ciliana

Ciliana

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 26 abril 2012 | 13:46

Olá Marcus Vinicius, já dei uma olhada no post e acredito que não é a minha questão.

Deixo explicar melhor: uma empresa comercial abriu uma filial, e tem que fazer a contabilização da filial agora. A matriz já tem uma contabilidade. Então a filial começou a vender e essas vendas foi recebidas pela conta bancária da matriz. O que quero um é esclarecimento sobre a contabilização da compra e venda da filial na contabilidade da matriz, como ficaria essa estrutura. A filial compra e vende sem depender da matriz, pois as duas empresas são comercial.

Então é isso, quero um esclarecimento da maneira correta para fazer os lançamentos contábeis das duas empresas no próprio plano de contas da matriz.

Se poderes me ajudar, desde já agradeço.

Ciliana

luiz sergio da silva

Luiz Sergio da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quinta-Feira | 3 maio 2012 | 20:11

Boa noite prezado Marcos

Tambem tenho a mesma duvida da Ciliana, voce pode nos orientar onde podemos encontrar material de pesquisa para sanar as duvidas.

Obrigado.

LUIZ SERGIO DA SILVA
CONTADOR
PONTA GROSSA - PARANA
SUPERVISÃO CONTABIL

Supervisão Contabil

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 4 maio 2012 | 08:22

Nas empresas com filiais aqui no escritório eu faço descentralizado a contabilidade. Pois assim, poderá analizar individualmente cada filial(resultados, indices, etc), sem contar que seu cliente pode querer um balanço individual. Deve-se incorporar ao final de cada mês, na escrituração da matriz, os resultados de cada uma delas.
(RIR/1999, art. 252)

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.