x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.546

Transferência do Balanço para outra empresa

Ana Carla

Ana Carla

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2012 | 16:46

Meus Caros, preciso de mais uma ajudinha...

Exemplo: Sou empresária individual e possuo algumas filiais, assim como alguns amigos e decidimos constituir uma sociedade ltda. Acontece que na constituição (Contrato Social) dessa sociedade Ltda entramos como pessoas físicas e cada um enviou o estoque que lhe pertencia e transferiu para o novo cnpj LTDA.

Pergunto: Como farei (eu e meus amigos em cada empresa) com o ativo e passivo que ficou no meu balanço final da empresa individual?

Posso fazer lançamentos contábeis na nova empresa LTDA informando que fiz uma transferência de estoque?

OBS: No contrato não houve citação de cisão/incorporação ou fusão

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 16 setembro 2012 | 14:47

Ana Carla escreveu

Acontece que na constituição (Contrato Social) dessa sociedade Ltda entramos como pessoas físicas e cada um enviou o estoque que lhe pertencia e transferiu para o novo cnpj LTDA.

Ana Carla, não pode fazer a transferencia que você sugere. Para fazer tal procedimento, os sócios da Ltda, deveriam ter dado baixa nas Firmas individuais antes de criarem uma nova empresa.

Feito a baixa, os bens estariam aptos para integraliar o Capital da Nova Sociedade. Lembrando que os bens e direitos remanescentes, obrigatoirmanete deverão estar amparados por comprovantes comprobatórios, que no caso de mercadorias, as Notas Fiscais.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Ana Carla

Ana Carla

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 12 anos Domingo | 16 setembro 2012 | 17:07

Luiz José,

obrigada pela resposta. Más queria um pouco mais de você se possível...

As empresas individuais foram baixadas sim.

Sendo assim, tantos os bens, direitos e obrigações podem ter "tansferidos" como saldos iniciais na nova empresa?

mais uma vez, obrigada pela atenção e ajuda.

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 12 anos Domingo | 16 setembro 2012 | 18:21

Sendo assim, tantos os bens, direitos e obrigações podem ter "tansferidos" como saldos iniciais na nova empresa?

Não Ana Carla, não existe amparo legal para isto. Veja bem, vocês estão constituindo uma empresa e estão usando os bens constante da extinta expresa individual de cada um (pelo que entendi) para integraliação do capital da nova sociedade Ltda. Vocês não estão transferindo saldo e sim utilizando os valores do bens. Não existe obrigações, uma vez que na extinção da firma individual presume-se que as obrigações foram liquidadas, entendeu? A nova empresa vai começar do zero.

Abraços.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.