x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 9.150

Contabilização de DARF "Foros"

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 10:42

Bom dia amigos, estou com uma dúvida : Quando estava fazendo a contabilização de uma empresa, percebi um código de barra que não era comum(pra mim), Cdg: 2073, ao consultar o site da Receita constatei que se tratava de Foros, ao pesquisar, eu até intendi do que se trata, porém, como fazer a contabilização do mesmo, dado que a data de apuração é referente ao mês de abril e o acolhimento se deu em junho. É recomendável criar uma conta especifica pra essa situação, ou eyu posso simplesmente lançar em uma conta genérica do plano de contas. Ex: Impostos Federais.

Lucas Ramos

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 10:58

Prezado Lucas,

Você deve levar em consideração a relevância deste valor e dos possíveis valores futuros, se representa algo significativo para a demonstração contábil. Caso contrario, contabilize em conta similar conforme você mesmo mencionou.

At.
Marcos Vinicius

Lucas Ramos

Lucas Ramos

Prata DIVISÃO 1, Assistente Auditor
há 12 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2012 | 11:38

Obrigado Marcos,

Nesse caso, não é um valor considerável, logo, fiz o lançamento direto. E então me surgiu outra dúvida: Devo fazer o provisionamento ? Ou simplesmente lançar na despesa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.